terça-feira, janeiro 08, 2008

São 11.422 centenários brasileiros

Eu já havia publicado aqui no Blog do Adeodato, que o IBGE tinha divulgado alguns numeros de brasileiros centenários. Encontrei hoje novamente, um post no Blog do Jofe, sobre o numero real de pessoas centenárias nascidas em nosso Solo Pátrio.


São 11.422 centenários brasileiros. Talvez devido ao aniversário de centenários famosos, como Oscar Niemeyer e Dercy Gonçalves, possa prevalecer a percepção de que os brasileiros estão chegando aos 100 anos em boas condições financeiras e de saúde. No entanto, a situação pode ser bem diferente. Sobretudo em relação ao futuro. Ou seja, a situação daqueles que completarão um século de vida daqui a cerca de 40, 50 anos.

Não conhecemos, empiricamente, as condições de vida destes centenários. O IBGE apenas conseguiu mapear e descobrir as cidades onde vivem esses “muito idosos”, como são denominados pelos pesquisadores. Conhecer os centenários de perto é um desafio para a definição de políticas públicas. No fenômeno do envelhecimento populacional brasileiro, destaque-se, essa parcela (com mais de 80 anos) tem apresentado crescimento significativo. É preciso, portanto, identificar as condições de vida deste grupo, a despeito do padrão de vida das celebridades.

Vale sempre a pena postar e repostar sobre essas pessoas vencedoras e que passaram por tantas experiencias nesses ultimos 100 anos ou mais.

Nenhum comentário: