A produção de cocaína no mundo caiu ao nível mais baixo nos últimos cinco anos, segundo o relatório anual do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês), divulgado nesta quarta-feira.
Depois de atingir o ponto mais alto e superar mil toneladas em 2004 – níveis que se mantiveram nos três anos seguintes –, a produção mundial da droga foi estimada em 845 toneladas no ano passado, afirmou o relatório.
“Tal redução se deve a uma forte redução na produção de cocaína na Colômbia (28%), que não foi compensada pelos aumentos na Bolívia (6%) e no Peru (4%)”, explicou o estudo.
Segundo o levantamento, a queda na produção ocorre paralelamente a uma redução ou sinais de estabilização no consumo da droga nos Estados Unidos e na Europa, embora tenha aumentado no Brasil e no resto da América do Sul, os mercados mais próximos das regiões produtoras.
“O mercado global de cocaína, que movimenta US$ 50 bilhões, está passando por mudanças sísmicas”, disse, em um comunicado, o diretor-executivo do UNODC, Antonio Costa.
Leia tudo aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário