A lagosta está barata aqui no Ceará. Dizem que é por conta da fartura, já que não está compensando exportar, pois o Dólar está barato demais. A lagosta graúda tipo exportação, pode ser comprada por R$ 20,00 ou R$ 25,00 o quilo. E olha que tem umas grandes mesmo.
Uma receita que é a 'cara do meu pai' é a Lagosta à Thermidor, que é fácil de fazer. Existem umas versões desta receita mais sofisticadas, mas a grosso modo, a lagosta deve ser levemente refogada em manteiga ou azeite e depois gratinada na própria casca com molho branco de sua preferência. É assim que eu gosto de fazer e comer. Depois de pronta, um arroz branco ou salada para acompanhar e um bom azeite extra virgem são fundamentais.
Esta também é uma receita campeã e uma das mais pedidas nos restaurantes de frutos do mar, aqui em Fortaleza. Veja com fazer:
Imagem: Armando Pugliese
Lagosta à Thermidor
1 rabo de lagosta graúda para cada pessoa
molho branco o suficiente para cada casca de lagosta - use o bechamel e dê aquele toque de noz moscada
1 ou 2 cálices de conhaque de qualidade dependendo da quantidade de lagostas
manteiga o suficiente para refogar as lagostas
salsinha picada
1 cebola bem picada
sal e pimenta do reino
queijo parmesão
Faça o molho branco e reserve.
Retire a carne das lagostas das cascas e corte-as em pedaços generosos. Refogue os pedaços de lagosta na manteiga, cebola, sal, pimenta do reino e salsinha por alguns poucos minutos. Flambe tudo com o conhaque e adicione o molho bechamel. Prove o sal. Cozinhe por uns 7 ou 8 minutos no máximo.
Com cuidado ponha tudo nas cascas das lagostas. Polvilhe queijo ralado (se quiser use pão torrado esfarelado) e leve ao forno pré-aquecido só para gratinar.
Para comer, um arroz branco, uma salada de kani, champignon e azeitonas pretas com molho de mostarda e um fio generoso de azeite extra virgem frutado.
Absolutamente divino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário