sexta-feira, junho 26, 2009

O 'PF' tem o seu valor


Arroz com feijão, bife e batata frita. O "prato feito" ou também "comercial", como é encontrado nos botecos e restaurantes, está entre os mais tradicionais pratos do Brasil. Encontrado em todo o país, às vezes com algumas diferenças, ele faz parte do cotidiano

Marcella Faria Lage, docente do bacharelado em hotelaria do Senac São Paulo explica: "Não existe uma origem precisa desta combinação. O que sabemos é que a mistura de arroz com feijão surgiu com a vinda dos escravos para o Brasil".

Segundo Marcella, um dos motivos para o prato ter caído no gosto popular é que seu custo é baixo. Outro ponto a favor, segundo ela, é que o PF atende às necessidades básicas de todos os indivíduos e é composto por ingredientes que podem ser encontrados em todo o território brasileiro.

Isto, no entanto, não quer dizer que o prato feito seja igual em todo o país. De acordo com a região onde é preparada, a combinação ganha diferentes versões. "Os paulistas acrescentam legumes ou salada, enquanto os cariocas trocam o feijão mulatinho por feijão preto", contou a professora do Senac São Paulo. "No Rio Grande do Sul, a carne é feita na brasa; em Minas Gerais, pode ser servida com angu e carne de porco", disse. "No Nordeste, é acrescentado macarrão e, em alguns casos, mandioca. Produtos exóticos podem ser encontrados em alguns estados do norte do país."

A verdade é que o velho e bom PF tem o seu valor, em qualquer Estado do Brasil e mata a fome, com qualidade, de muito trabalhador assalariado!

Fonte: Terra

Nenhum comentário: