segunda-feira, junho 29, 2009

Sabores de minha infância - 9

A graviola é rica em carboidratos e, por isso, boa fonte energética. Contém também cálcio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e vitamina C. Mas isso nem chega perto da importância que ela tem em minha vida.
A graviola é a cara do norte do Ceará e principalmente, a cara do meu querido e falecido pai. Ele realmente adorava. No principio cheguei a quase não gostar do sabor da fruta, mas como era uma das preferidas de meu pai, fui aos poucos gostando.

Consumia-se em minha casa a graviola principalmente em sucos, refrescos e sorvetes caseiros ou não, pois minha mãe fazia um excelente sorvete, inclusive de graviola.


Imagem: Brsimport

Em sucos, feitos da própria fruta, vinda dos sítios de meus avós maternos e paternos, ambos tinham na Serra da Meruoca, próxima a Sobral.


Em refrescos feitos das garrafas de polpas concentradas, que diluíamos em água e adicionavámos açucar. Depois vinha o gelo, pois Sobral é realmente quente em matéria de clima, aí tudo virava refresco. Saboroso também.



Em sorvetes, cremosos como pede a textura da polpa da fruta, caseiros ou comprados em sorveterias de Sobral que custo a lembrar os nomes. É um dos sorvetes mais pedidos em sorveterias cearenses.

Nenhum comentário: