terça-feira, junho 30, 2009

Sabores de minha infância - 10


Outro sabor marcante de minha infância é hoje uma raridade para mim: o arroz de capote. Nunca mais comi este prato maravilhoso. Capote nada mais é que a galinha d'angola, que aqui no Ceará carinhosamemnte chamamos por este nome.

Meu pai (como minha família gostava de comer bem) também era um adepto do arroz de capote. Na verdade o prato era uma especie de risoto. Quem fazia lá em casa era a Francisca. Os temperos usados podem ser os que você mais gosta. Basicamente se faz assim:


Arroz de capote


Ingredientes:

1 capote
½ kg de arroz não parboilizado
tomates grandes
1 pimentão verde cortado
1 ou 2 cebolas médias
cheiro-verde
dentes de alho
vinagre
sal e pimenta do reino


Para fazer:

Corte o capote pelas juntas. Marine o capote por uma hora em uma vinha d'alho. Refogue o capote em bastante gordura (Francisca usava banha de porco). Depois de refogado, acrescente o arroz e água suficiente para cozinhá-lo. Acrescente mais temperos se quiser, tais como molho de tomate caseiro e ervas. Agora deixe cozinhar até que fique macio o capote. Por último acrescente o cheiro-verde. Sirva com pimenta.

Indescritível!


Nenhum comentário: