sexta-feira, outubro 05, 2007

Esse é o meu Brasil!

Deu no O Globo:

A Aeronáutica deixou de controlar vôos de aviões de pequeno porte que trafegam abaixo de 11 mil pés de altitude. A ordem foi baixada em outubro do ano passado, após o acidente com avião da Gol, e vem sendo reeditada seguidamente para as áreas distantes dos grandes aeroportos monitorados pelos Cindactas 1 (Brasília) e 2 (Curitiba). A medida, que tem gerado preocupação crescente entre pilotos e pequenas empresas, foi uma saída encontrada pela FAB para enfrentar a falta de controladores de vôo. Com a medida, eles ficariam liberados para monitorar mais aeronaves de maior porte.

O problema, alertam fontes do setor, é que voar ficou menos seguro, pois os pilotos não podem mais falar com os centros de controle para obter orientação como, por exemplo, aviso sobre a aproximação de outro avião. Com isso, os controladores também não têm informações sobre esses aviões, como prefixo da aeronave, em que nível está voando, para onde vai e quantos tripulantes há a bordo. Há uma frota de 9.800 aviões voando sem controle no país.

Que absurdo sem tamanho. Quando a gente pensa que estão resolvendo os problemas da aviação brasileira, eles causam mais problemas e preocupações!!

Nenhum comentário: