terça-feira, outubro 30, 2007

Vou fazer hoje


Tem uma receita bem simples (mas que dá um trabalhinho pra fazer) que provavelmente eu e minha esposa faremos hoje.


Ia fazer a receita de capellini com berinjela e azeitonas pretas, que postei outro dia, mas minha esposa está muito afim de comer camarão e principalmente, empanado.


Uma das receitas mais gostosas de camarão empanado é aquela com arroz à grega e batata-palha. É uma receita clássica e que desde quando eu era criança (meu pai adorava essa receita), comíamos bastante em Sobral-Ce.




Camarão Empanado


700 gr de camarões graúdos
1 litro de água
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
2 tomates picados
100 g de manteiga (se quiser pode usar margarina, mas o sabor fica diferente)
1/2 maço de salsinha
sal
4 gemas
300 g de farinha de trigo
óleo para fritura
ovos e farinha de rosca para empaná-los


Refogue na manteiga: a cebola, o alho, o tomate, o sal, a salsinha e demais temperos. Coloque os camarões e a água. Cozinhe e reserve o caldo. Leve o caldo ao fogo, e quando estiver fervendo, incorpore as gemas e a farinha de trigo, formando um creme. Após tudo pronto, espere esfriar um pouco e empane os camarões. Passe-os pelos ovos batidos e em seguida pela farinha de rosca. Após tudo pronto, frite-os em óleo quente.




faça agora uma receita de arroz à grega bem simples pra compensar o trabalho acima.



Arroz à Grega

3 xícaras de arroz
6 xícaras de água
1 caixa de passas
Queijo parmesão ralado
5 colheres de ervilha
Manteiga
Óleo
Pimentão, cebola, salsa, cebolinha verde e cenoura
Sal



Leve uma panela ao fogo com água, sal e um pouco de óleo. Quando a água ferver, coloque o arroz lavado e escorrido. Mexa o suficiente, diminua o fogo e deixe a água secar.
Aí, então, retire o arroz do fogo, tampe bem e deixe por mais algum tempo até ficar completamente pronto. À parte, leve uma caçarola ao fogo com a manteiga e aí frite as passas e as ervilhas. Jogue, em seguida, em uma travessa grande. Junte a cebolinha verde, a cenoura, o pimentão, a cebola - cortados em pequenos pedaços - a salsa e o parmesão. Junte, por fim, o arroz cozido, misturando tudo cuidadosamente.



A batata-palha, bem a batata-palha dá pra comprar né???

Nenhum comentário: