quinta-feira, novembro 29, 2007

Linux fede?


Eu não vou mentir, uso o Windows XP no meu computador de casa e do trabalho. Tenho vários amigos que vestiram mesmo a camisa e hastearam a bandeira do Linux e radicalizaram geral.

Já usei e trabalhei com o Linux e confesso que tive muitos problemas, inclusive ao buscar suporte online em foruns e outras fontes. Tu pede ajuda, os caras te dão o site, mandam tu se virar, e só!!

Quem sabe Linux parece não querer compartilhar o conhecimento. Por isso o Linux não chega a ser um Sistema Operacional para se usar em casa, já que a grande maioria dos usuários de computador aqui no Brasil são apenas usuários básicos, sem nenhum conhecimento mais avançado.


Encontrei no Blog Papo de Homem, esse post muito interessante e esclarecedor, sobre essa questão: Troco ou não troco o meu Windows pelo Linux?


Vejam a matéria: LINUX FEDE

Fica então uma perguntinha: Se o Linux é melhor que o Windows, então porque as distribuições mais usadas procuram incessantemente desenvolver uma interface gráfica que a deixe bem parecida ou quase igual ao Windows?


Eu não troco de jeito nenhum o Windows pelo Linux!!!

2 comentários:

Paulo Monteiro disse...

Vicente, neste caso, cabe uma opinião própria minha:
a) Sobre a interface gráfica, vale salientar que a Microsoft copiou descaradamente a sua interface da Apple, que por sua vez baseou-se num projeto da Xerox, tanto na interface baseada em janelas, como do mouse. Além do mais, o Linux é baseado no Unix, que já possuia interface gráfica rica a muito tempo atrás.
b) Uma interface gráfica mais amigável, com certeza, traz mais usuários acostumados as facilidades do Windows. Assim como a busca da compatibilidade com os programas de legado Windows, como Office, e mapeamento e leitura de arquivos baseados em NTFS, via SAMBA, por exemplo.
Ainda sobre a interface gráfica, visite este link http://www.youtube.com/watch?v=xC5uEe5OzNQ, e veja o caminho que está seguindo a interface gráfica do Linux atualmente, em relação a mais moderna iniciativa da Microsoft, o Windows Aero do Vista, que tenho instalado em versão 64-bits... e que apresenta erros até mesmo na hora de abrir o Explorer ...
c) Com certeza, o uso do Linux envolve uma série de conhecimentos adicionais de Informática, como o conceito de montar (mapear) unidades e dispositivos, conceitos estes que não fazem parte do jargão dos usuários da Microsoft, mas são velhos conhecidos do mundo UNIX.
d) Ao passo que o Linux não atrai muitos usuários finais domésticos, ele é uma grata alternativa ao uso corporativo, principalmente na instalação de servidores de bancos de dados poderosos (como o ORACLE), como servidores de e-mail, firewall, e outras aplicações, visto que o sistema é configurável e altamente seguro, no que diz respeito aos buracos de segurança (no jargão dos hackers, o Windows é chamado de QUEIJO SUÍÇO).
e)Ainda sobre a compatibilidade, existem muitas empresas que se apressaram em disponibilizar software para as plataformas Windows e Linux, sendo também uma surpresa que versões de softwares muito importantes no mercado, como a VMWARE, Oracle, MQSeries (IBM), e outros, sejam mais performáticos no Linux do que no Windows.
Em suma, Vicente: Cada coisa com sua aplicação específica. Como analista de sistemas e desenvolvedor, trabalho com o Windows como desenvolvimento diário, e Linux nos meus servidores de bancos de dados e para desenvolvimento Java.

Um abraço.

A.Pedro disse...

no linux cada um usa a interface gráfica que melhor entender, gnome, kde, e16, e17, fvwm, windowmaker, xfce, bla bla bla

tambem já tive problemas com linux e sempre encontrei a solução, fosse pesquisando em fóruns, manuais, etc

quem sabe mexer em computadores sabe porque aprendeu, quem quer saber que aprenda! ponto final!

Na realidade Linux não é para qualquer um, é para pessoas inteligentes que querem controlar o seu computador e aprender como ele funciona, Quem gosta de usar um computador como se fosse um frigorifico ou outro electrodoméstico qualquer, para isso existe o windows e o OSX..