quarta-feira, novembro 28, 2007

Vale Tudo



Eu não sei vocês, mas eu considero o Tim Maia um dos maiores (literalmente) e melhores compositores do Brasil. É quase uma unanimidade nacional.

Outra figura extremamente importante na musica brasileira é Nelson Mota. Responsável direto pelo lançamento de nomes altamente importantes no cenário musical, Nelson era amigo pessoal de Tim e escreveu e lançou recentemente o livro Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia.

Nelson conta que a amizade com Tim começou em 1969, quando produziu para o disco de Elis Regina o dueto que apresentou ao mundo o vozeirão do cantor. Por isso, é testemunha de histórias incríveis, como as aventuras vividas nos Estados Unidos, no início da carreira, graças a um improvável convite da Arquidiocese. A viagem não terminou bem: Tim voltou ao Brasil deportado, acusado de roubar um carro e de portar substâncias ilegais.

Como produtor musical e amigo, Nelson acompanhou essa jornada até os últimos dias da vida do cantor. No livro, ele narra um último encontro em Nova York, poucos meses antes da morte de Tim, em 1997:

"Estava muito feliz de reencontrá-lo tão alegre e bem-disposto, achei até que estava um pouco mais magro – embora ainda imenso – do que em nosso último encontro no Rio. (...) Só consegui sair de lá horas depois de muita conversa e gargalhadas, entre várias rodadas de café completo, ovos mexidos e incessante carburação, me divertindo com as histórias que qualquer ficcionista consideraria inverossímeis, mas eram apenas fatos e acontecimentos corriqueiros do cotidiano de Tim Maia".



Li alguns trechos do livro que baixei da Internet e assisti a duas entrevistas de Nelson Mota falando sobre o livro e a vida de Tim Maia que tornam a leitura desse livro praticamente obrigatória.

Saiba mais sobre o livro aqui

2 comentários:

Leonardo Marinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leonardo Marinho disse...

Dato,
Apenas como curiosidade e para você que gosta de culinária, aqui vão duas receitas preferidas do Tim Maia, que foram publicadas na Veja.

Receita 1:
Uma caixa de sorvete de morango
Uma lata de leite condensado
Uma lata de creme de leite
Uma garrafa de groselha
1 litro de coca-cola

Pegue todos os ingredientes, ponha em um Pirex até obter uma mistura harmoniosa

Receita 2:
Um pacote de biscoito Maizena
Uma lata de leite condensado
Uma lata de goiabada
Bananas
Um Litro de leite

Tudo batido em um Liquidificador

Abraços,
Leonardo Ellery Marinho