segunda-feira, novembro 19, 2007

O que comi nesse fim de semana - parte 1

Comprei uns camarões graúdos no sabado por um preço bem amigo (R$ 16,00, o camarão do mar) e, fiz essa maravilha simples, fácil e altamente saudável.

Esta é uma receita que já fiz muitas vezes e sempre tem um sabor especial na hora de comer, pois eu mudo um ingrediente, acrescento outro e vou fazendo as variações que eu gosto e tenho em mente. Essa é a vantagem de quem cozinha apenas por hobbie. Não tenho mesmo que acertar nem ser exigente comigo mesmo.



Spaguetti Siciliano


1 pct macarrão (spaguetti) de grano duro
700 grs de camarão graúdo descascado
3 dentes de alho fatiados
5 tomates maduros e graúdos (pode usar tomate pelado italiano em lata escorrido, que fica bom também)
azeite extra-virgem
Cascas e raspas de cascas de 1 laranja
suco de 1 limão
sal e pimenta do reino moída
manjericão fresco


Ponha pra cozinhar o spaguetti.

Tempere os camarões com sal, pimenta do reino e as raspas de laranja. Reserve em geladeira.

Retire das laranjas maduras, umas rodelas de cascas.

Enquanto isso faça o molho: em uma panela, ponha azeite e os alhos fatiados finos para fritar até que fiquem dourados. Ponha as rodelas de casca de laranja e mexa bem.

Acrescente os camarões para cozinhar por apenas uns 3 ou 4 minutos.

Acrescente os tomates (usei tomate fresco sem pele nem semente. Eu mesmo as retirei, mas pode usar os de lata italianos) e mexa para refogar ligeiramente apenas. Corrija o sal e a pimenta do reino se for preciso.

Escorra o spaguetti e misture bem com o molho. Regue com bastante azeite, suco de 1 limão, um pouco de suco de laranja se quiser e as folhas frescas de manjericão.


Sirva imediatamente!!!


DICA IMPORTANTE: Para melhorar o sabor e dar uma cremosidade, emulsifique o molho, batendo o azeite, o limão, o suco da laranja, sal e pimenta do reino, em uma vasilha até obter a cremosidade desejada. Você vai notar que o molho ficará com uma cor, textura e sabor maravilhosos e com cremosidade inacreditável!! Depois é só misturar aos camarões e à massa.

OBS: Para acertar o ponto certo, é só fazer a seguinte mistura: 1 parte de suco de limão para 3 de azeite. Além de minimizar o sabor acido do limão, ele dá uma maior cremosidade à emulsificação!!


Amanhã eu posto a parte 2 do que comi neste fim de semana!!!!

Nenhum comentário: