quinta-feira, novembro 29, 2007

Paulo Monteiro tem toda a razão nesse aspecto...

Sobre o recente post que fiz a respeito da resistência da maioria dos usuários domésticos de computadores quanto ao uso do Linux, Paulo Monteiro me escreveu para levantar alguns aspectos dos Sistemas Operacionais.

Nenhum software, seja ele Sistema Operacional ou jogo, será uma unanimidade. Aliás nada será. E mesmo quem usa Linux sabe que, o seu uso não é para qualquer um.

O Linux tem suas particularidades e ainda tem alguns detalhes técnicos como montar volumes e outros que encontram mesmo uma resistencia em quem quer apenas usar de forma bem básica o computador.

Mas o Paulo Monteiro me lembrou de um detalhe importante e que não mencionei e não posso deixar de ressaltar:

Ao passo que o Linux não atrai muitos usuários finais domésticos, ele é uma grata alternativa ao uso corporativo, principalmente na instalação de servidores de bancos de dados poderosos (como o ORACLE), como servidores de e-mail, firewall, e outras aplicações, visto que o sistema é configurável e altamente seguro, no que diz respeito aos buracos de segurança (no jargão dos hackers, o Windows é chamado de QUEIJO SUÍÇO).


E ele tem toda a razão. Como servidor (seja que tipo for: arquivo, de banco de dados, web, de e-mail, de autenticação, etc...), o Linux é um dos mais seguros, confiáveis e eficientes Sistemas Operacionais que existe. Talvez a sua origem no UNIX xplique esse sucesso.

Como analista de sistemas e desenvolvedor, Paulo Monteiro trabalha com o Windows como desenvolvimento diário, e Linux nos seus servidores de bancos de dados e para desenvolvimento Java.

E ainda sobre a interface gráfica do Windows e Linux, paulo diz: Sobre a interface gráfica, vale salientar que a Microsoft copiou descaradamente a sua interface da Apple, que por sua vez baseou-se num projeto da Xerox, tanto na interface baseada em janelas, como do mouse.


Valeu Paulo pelo seu comentário muito pertinente e um grande abraço!!

Nenhum comentário: