segunda-feira, abril 07, 2008

40 Km pelo litoral, até Icapuí. É show!



(Eu e minha esposa no "Pequeno Canyon", de onde brotam várias nascentes da mais pura agua doce)


A viagem de quase 40 Km pela praia, de Canoa Quebrada até Icapuí depende da maré baixa, portanto quando fiz o passeio, tive de acordar às 05:45 da manhã, e saímos às 07:00 hs. Mas valeu a pena.

O passeio leva umas 3 horas ou um pouco mais. Tem umas paradas obrigatórias para tirar fotos, mas pode pedir para parar a qualquer hora que você achar que vale a pena tirar uma foto ou pra tomar banho no mar absolutamente limpo.


"Pequeno Canyon"


O que mais me chama a atenção nesse passeio (a ultima vez que fiz foi há 12 anos atrás), é a mudança de relevo, a beleza estonteante das praias e os povoados absolutamente isolados.

Mas algo está mudando. O mar está avançando muito rapidamente e engolindo algumas das mais lindas e coloridas falésias. O povoado de Fontainha está sendo engolido (literalmente) pelas ondas e os pescadores que não tem para onde ir, estão preocupados.

(Vila de Pescadores Fontainha)


Mas a beleza é estonteante e tem umas curiosidades que só vi aqui: Dunas altas, mata atlantica em profusão e preservada, areia movediça e fontes de agua doce brotando de dentro do mar. Absolutamente espetacular!!



O relevo que muda constantemente, tem uma formações muito interessantes e que puxam pela imaginação da gente. Dá pra ver passaros, elefantes e outros bichos. Mas é tudo pedra!!



(Uma moldura de alta beleza)


(Nessa formação, a natureza criou um chuveiro natural de agua doce e limpa)


(Estrada de pedras. Só bugue ou 4X4 passam em vários trechos)



(Chegando em Ponta Grossa)


Chegando em Ponta Grossa, você se depara com um cenário cinematográfigo, com direito a cores diversas (notem na foto as cores da paisagem), dunas gigantes, mar calmo e limpo e se quiser pode ir no Povoado de Ponta Grossa e ficar em uma de suas pousadas. Foi lá que tomei aquele café da manhã à base de lagosta e Robalo.


SHOW TOTAL!!!

Nenhum comentário: