terça-feira, abril 29, 2008

Receitas com produtos prontos também tem seu valor

Eu realmente adoro massa.

Gosto de todos os tipos de massa, mas existem as minhas preferidas: spaguetti, tagliarin, lasanha, fusilli, rondelli, penne, canelonni (espero não ter esquecido outra) dentre as italianas.

Adoro também as massas orientais do tipo que se usa em yakisobas e udons.

É claro que existem várias e várias versões possíveis e imaginárias de receitas usando massas e ainda vão ser inventadas tantas outras. É claro que existem receitas campeãs de gosto e as mais pedidas em qualquer ocasião e existem ainda outras altamente sofisticadas e quase inacessíveis à grande maioria do publico e dos cozinheiros por hobby como eu.

Existem ainda os famosos lamens (aqueles do tipo Miojo) e outras tantas receitas usando aqueles simples, práticos e baratos pacotinhos com seus temperos quase de um gosto só.

Só depende da criatividade de quem faz receitas com massas, e isso (modéstia à parte) eu tenho e gosto de inventar e fazer algumas coisisnhas com essa maravilhas feitas de trigo e outras matérias-primas como o arroz.

Gosto mais das massas frescas, mas fazer em casa não faço pelo trabalho e "sujeira" que faz. Minha esposa reclama logo e aí é melhor comprar massas prontas. Existem algumas casas aqui em Fortaleza que fazem suas próprias massas e molhos. Compro só as massas, prefiro fazer meus próprios molhos.

Eu também não costumo usar produtos industrializadso em pratos que faço lá em casa. Faço meu próprio molho de tomate ou base para tal e faço meus próprios molhos, carnes, frutos do mar ou outro ingrediente que vai acompanhar a massa, mas às vezes, por praticidade e falta de tempo (ou até uma preguiça mesmo) eu me permito comprar ingredientes prontos. Por exemplo: compro lata de atum e algum molho pronto especial do tipo com funghi ou com azeitonas e alcaparras, misturo tudo e ponho por cima da massa. Fica ótimo e dá pra comer tranquilo, desde que os produtos prontos sejam de qualidade!

Tem uma receita que fiz e venho fazendo de vez em quando, que todos lá em casa adoram e é praticamente feito com tudo pronto. essa é a receita:


Tagliarin verde com carne ao vinho e molho de tomate


(Foto meramente ilustrativa)


500 gr de taglairin verde fresco
2 latas de carne ao vinho Swift


2 vidros de molho de tomate de sua preferencia e de qualidade


Erva fresca de sua preferencia (uso manjericão, uso alecrim, uso até uma combinação de várias ervas)

É só cozinhar a massa e enquanto isso ponha os outros ingredientes em uma panela e deixe levantar fervura. Depois é só dá mais uma esquentadinha no molho e misturar com a massa ou regar por cima.

DICA: Gosto de incrementar essa receita, fritando uns 2 dentes de alho em azeite e depois por os molhos, as ervas e a carne e misturar.

Nenhum comentário: