segunda-feira, abril 28, 2008

Sardinha é bom e eu gosto...

Quem disse que comer sardinha é brega e coisa de pobre? Aqui no Ceará corre piadas e brincadeiras desse tipo com sardinha. Diz-se que quando a coisa aperta no bolso, uma lata de sardinha, um ovo e farinha resolvem tudo!

Pois peguei umas receitas no site do Terra, que permitem sofisticação nas receitas com sardinha, que além de muito saudável (é um dos peixes com maior teor de Omega 3, ela é gostosa sim e tem um sabor peculiar.

As versões de sardinhas em latas, que as principais marcas nacionais disponibilizam, mudaram muito e até defumadas já tem pra vender.


Vejam essa receita fácil e interessante que peguei no site do Terra:




Sardinhas recheadas com alho

Ingredientes:

16 sardinhas
sal grosso
1/2 maço médio de salsinha picado
8 dentes de alho amassados
4 torradas moídas
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino preta moída grosseiramente a gosto

Modo de Preparo:

Lave as sardinhas, retire as escamas, abra a barriga e retire as espinhas e as vísceras. Lave as sardinhas novamente, seque-as com toalha de papel e coloque em uma tigela. Tempere as sardinhas, principalmente a parte interna, com o sal grosso e a pimenta-do-reino. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos para tomar gosto. Ligue o forno à temperatura média. Bata no liquidificador a salsinha, o alho, a torrada, 5 colheres (sopa) de azeite de oliva e o sal, até obter uma pasta homogênea. Em seguida, recheie as sardinhas com a pasta preparada. Disponha as sardinhas em 2 fôrmas retangulares de 23cm X 33cm e regue com o azeite de oliva restante. Leve ao forno por 45 minutos, ou até a sardinha dourar. Retire do forno e sirva.

Nenhum comentário: