terça-feira, setembro 23, 2008

Franco ainda está morto



Excelente matéria, de autoria de Cláudio Versiani, sobre o quanto o Generalíssimo Franco, ainda está vivo e bem vivo, na mente dos espanhóis. É absolutamente impressionante!


O fantasma de Francisco Franco Bahamonde, caudilho de Espanha por graça de Deus, ainda assombra os espanhóis.


No dia 8 de agosto, Leticia Giménez-Arnaua, bisneta do ditador, se casou com o salvadorenho Marcos Sagrera Palomo. O casamento foi no Palácio de Meirás, na cidade de Sada, região de La Coruña. Trezentos convidados participaram das bodas.


Do lado de fora, um grupo teatral representou o casamento da bisneta de Franco. Foi a forma de protestar contra a manutenção do palácio pela família do caudilho. O próprio Franco encarnado compareceu. O personagem não assustou ninguém, pelo contrário, foi diversão pura.


O dinheiro para comprar o palácio para Franco em 1938 foi arrecadado através de um imposto revolucionário. Quem não contribuía era considerado comunista. A contribuição era compulsória num país devastado pela guerra civil que nem havia acabado ainda.





“Saludo a Franco. Arriba España!”


Assim estava impresso nos bônus daqueles anos. Era obrigatório o nome e domicílio de quem efetuava a “doação para a aquisição e reconstrução da finca Torres de Meirás, dedicada ao caudilho”.


Os funcionários do governo não tinham como escapar. A contribuição já vinha descontada do salário. As prefeituras também “doaram” um bom dinheiro para a compra do palácio.

Leia a matéria completa aqui

Nenhum comentário: