segunda-feira, setembro 22, 2008

Conselhos de advogados para a Lei Seca

Recebi um e-mail agora há pouco, sobre as recomendações de praxe, de advogados, ao lidarmos com aquela situação de dirigir tendo tomado pelo menos um antes inocente copinho de cerveja, e uma blitz nos parar.

Eu sei que muito já foi divulgado sobre como proceder e o que a Lei na verdade nos protege de termos que forjar provas contra nós mesmos e outras dicas mais. Mas essas dicas que recebi, resume de forma clara, Como proceder para nos proteger ao máximo contra os danos e os problemas inerentes ao descumprimento dessa chamada Lei Seca.

Não quero aqui fazer apologia ao uso de alcool e direção, nem tampouco quero dizer a todos os que leem o Blog do Adeodato, que burlem a Lei, mas é possível algum dia ou noite, estarmos em uma situação que ninguém quer: uma blitz ao termos saído de um restaurante com a familia e termos ingerido alguma quantidade de alcool.

Leiam as dicas:

1)NUNCA FAÇA O BAFÔMETRO, MESMO QUE NÃO TENHA BEBIDO, POIS ELE PODE DAR UM FALSO- POSITIVO.

2)Tente se livrar dos problemas no local conversando com o policial (sem propina é claro!).

3)SE NECESSÁRIO SEJA ENCAMINHADO AO IML PARA PERÍCIA (E ELES USAM ISSO COMO AMEAÇA, MAS É AÍ QUE VOCÊ GANHA). No IML você será examinado por um médico.

4)NUNCA ADMITA QUE VOCÊ BEBEU, NUNCA DEIXE SANGUE OU URINA PARA ANÁLISE E FALE APENAS O ESTRITAMENTE NECESSÁRIO.

Pela lei brasileira você não precisa fornecer provas que te incriminem, e no Brasil dirigir é um direito e não uma concessão do estado como em outros países, onde você é sim obrigado a soprar o bafômetro e dar sangue e urina para análise. O máximo que pode acontecer é você ser preso sob SUSPEITA de embriaguez. Pague a fiança, e no dia seguinte dirija-se ao Detran e pegue de volta sua carteira de habilitação (ela é recolhida, só será apreendida se você for julgado culpado).

Logo em seguida entre com um processo contra o estado que te prendeu sem causa, já que nada foi provado e você foi apenas um suspeito. Arranje um bom advogado e na lei só vale aquilo que está provado.

Ninguém é preso ou punido por suspeitas apenas, e a única prova incontestável de embriaguez é a dosagem de álcool no sangue ou urina, ou você assumir que bebeu.

Pode parecer um manual de burlar a lei (e uma boa lei), mas sabendo do que nossos policiais mal-remunerados são capazes, do tanto que a imprensa adora ver classe-média na cadeia e da ganância de nossos governantes por dinheiro, precisamos estar preparados para escapar dos DIAGNÓSTICOS-POLICIAIS de ocasião.

Taí as dicas!

OBS: O IDEAL MESMO É QUE NÃO BEBAMOS SE PRECISARMOS DIRIGIR!!

Nenhum comentário: