segunda-feira, setembro 22, 2008

Saiba como limpar seu nome na praça

Muito interessante e útil, essa matéria de Rizzato Nunes, sobre o inferno que é a vida civil, de um cidadão, que por algum motivo qualquer, deixa de pagar uma conta e tem seu nome incluso no SPC e SERASA.

Como fazer para se livrar fácil, desse aborrecimento, que impede que esse cidadão volte a se insirir na economia?

O sistema capitalista criou um modo de vigilância, que com o incremento da tecnologia tem a velocidade da luz. Qualquer pessoa que deixe de pagar uma pequena quantia a algum fornecedor, ainda que por mero esquecimento ou equívoco, fica abertamente marcada, pois seu nome é lançado nos chamados serviços de proteção ao crédito. Fica como o nome "sujo na praça", como vulgarmente se diz. Ter o nome num desses serviços é o equivalente a experimentar uma espécie de "morte civil": a pessoa fica impedida de comprar à prazo, de obter empréstimo, de abrir conta corrente e, atualmente, a lista negativa tem sido usada como fonte até para a contratação de empregados.


Aquilo que nasceu para proteger efetivamente o crédito concedido, virou forma pública de expiação. Na origem, de fato, esses cadastros foram organizados para proteger o comércio e o sistema financeiro, evitando vendas a prazo e concessão de empréstimos para clientes inadimplentes. O que se observa agora é que esse tipo de serviço foi transformado em forma direta de cobrança. Não só a ameaça de negativação como a efetiva anotação funciona como uma forte arma contra o consumidor. Ele sabe que, se cair na lista negra ficará limitado como consumidor.

Leia a matéria completa aqui

Nenhum comentário: