terça-feira, setembro 23, 2008

A história do código de barras

Quem tem pelo menos uns 40 anos deve se lembrar que alguns anos atrás, ao ir ao supermercado, encontravamos os produtos com pequenas etiquetas quebradiças, indicando o respectivo preço. Além de não ter segurança, já que dava pra trocar as etiquetas e comprar alguns produtos por preços menores, as filas eram bem maiores e as chances do caixa errar idem.

O código de barras surgiu nos Estados Unidos, em 1970, com a finalidade de agilizar o processo de pagamento nos estabelecimentos comerciais e, com isso, reduzir as tão incômodas filas.





O código de barras é uma representação gráfica de dados que podem ser numéricos ou alfanuméricos dependendo do tipo de código de barras utilizado. A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um equipamento chamado "scanner" que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Onde a barra for escura a luz é absorvida, e, onde a barra for clara (espaços) a luz é refletida novamente para o “scanner” reconhecendo os dados que ali estão representados. Os dados capturados nesta leitura são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números humano-legíveis.

Assista a esse slideshow bem interessante:






Para entender mais: http://www.engprod.ufjf.br/epd_automacao/EPD030_CodBarras.pdf


Fonte: Blog do PG


Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

Na blogosfera - 28
(...)
Vicente Adeodato disponibilizou o meu slideshow Código de Barras em artigo que escreveu sobre o assunto em seu blog.
Registro e agradeço.