quarta-feira, outubro 15, 2008

15 de outubro: Uma das datas mais importantes de nosso calendário!


Ser professor nunca foi fácil. Durante séculos exigiu-se que o professor fosse um modelo de virtudes, e mais recentemente que desempenhasse as funções de um técnico, capaz de mudar os comportamentos e atitudes de todo o tipo de alunos.



Escrever sobre o professor parece mais complexo do que se pode imaginar e, certamente a complexidade aumenta quando o parâmetro para a definição parte do princípio de que é aquele que tem o papel de ensinar. Neste verbo ensinar temos muitos pressupostos: em primeiro lugar está a concepção que este profissional do ensino tem uma identidade e nela sua opção pelo magistério; em segundo lugar que é um profissional que tem o papel de levar o conhecimento construído e herdado pela humanidade a todo cidadão e toda cidadã; em terceiro lugar é um profissional que não tem sido alvo de políticas públicas que valorizem sua escolha profissional e uma educação essencialmente de qualidade e, em quarto lugar, é um profissional que precisa investir continuamente em sua formação.



Se você está pensando em seguir nessa profissão, lembre-se que sua responsabilidade é muito grande. Mas lembre-se também que um ato lindo!



Autor desconhecido


Nenhum comentário: