terça-feira, outubro 07, 2008

Receitas para o fim de semana

(Foto meramente ilustrativa)


Cearense gosta mesmo de carne de carneiro. Aliás, aqui se faz de tudo com carneiro: linguiça, lasanha, guisado, cozido, assado, ao forno, sarrabulho, buchada, salgadinhos com carne de carneiro e muito mais.


Mas é no carneiro guisado ou cozido, que o cearense se destaca. Já comi algumas receitas muito boas com carneiro cozido ou guisado, mas existe uma receita básica. Algumas pessoas mais iniciadas e não presas a receitas (como eu), gostam de inovar.


Fiz uma receita neste fim de semana, com um pernil de carneiro, cozido da minha maneira, que ficou absolutamente sensacional (modéstia à parte). Confiram a minha receita:




Carneiro cozido à minha moda

1 perna de carneiro cortada
alecrim à gosto
4 folhas de louro
2 cebolas cortadas
500 ml de molho de tomate (usei um caseiro feito com tomate-cajá)
100 ml de molho de soja
4 dentes de alho amassados
200 ml de água
cebolinha picada
coentro picado
sal e pimenta do reino à gosto


Retire todo o excesso de gordura, que raramente vem em uma perna de carneiro.


Tempere o carneiro com sal, pimenta do reino, louro e o alecrim.


Ponha o carneiro e todos os outros ingredientes em uma panela de pressão e deixe cozinhar na pressão até que a carne esteja quase se soltando dos osso e quase se desfiando. Este é o ponto certo e que eu gosto mais.


Tire da pressão e deixe cozinhar com a panela destampada por mais uns 20 minutos.



Comi esta maravilha com arroz à grega e paçoca. Tudo de bom!

Nenhum comentário: