terça-feira, janeiro 06, 2009

O último cinema de rua de Fortaleza


Imagem: Nivaldo Ribeiro


Quando vim morar em Fortaleza, em 1981, para estudar, Fortaleza contava então com apenas 6 salas de cinema, sendo 5 delas localizadas na região do Centro de Fortaleza e 1 sala (Cine Gazeta) localizado em shopping (Center Um).


Imagem: Revista do Cinema


Resolvi fazer este post porque por coincidência assisti a uma entrevista com o Secretário de Cultura do Ceará, Auto Filho, falando justamente sobre o fechamento das portas do último cinema dito de rua, o famoso e lindo Cine São Luiz. Um ícone de Fortaleza. As portas se fecharam para o público no dia 19 de agosto de 2005.

Imagem: Skycrapercity

A sua construção foi inciada em 1939 e a inauguração em 1958. Com capacidade para 1.500 pessoas, o Cine São Luiz teve projeto de Humberto da Justa Menescal. A decoração em gesso, o teto e as paredes laterais ficaram a cargo de Osório Pereira e Marcelino Guido Budini. No local funcionava o Cine Politheama, também do grupo Seceriano Ribeiro e vizinho era a residência da família Severiano Ribeiro que foi parcialmente destruida para abrigar passagem lateral do prédio.



Imagem: Skycrapercity


O edifício possui um hall, cujas escadarias têm piso e revestimento em mármore de Carrara, além de três grandes lustres de cristal importados da antiga Tchecoslováquia. Tem Tombo Estadual segundo a Lei nº 9.109, de 30 de julho de 1968, através do decreto nº 21.309, de 13 de março de 1991. A edificação passou por algumas modificações para acompanhar as inovações tecnológicas, como a implantação de equipamento de som mais moderno.
Em 1995 o Sãu Luiz passa a ser o espaço de apresentação do Cine Ceará. É também o principal espaço de outros festivais de cinema que ocorrem em Fortaleza.

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

Diana disse...

Você sabe por que foi fechado ao público ???