terça-feira, junho 16, 2009

Sinal dos tempos nos EUA



Água dura em garrafa mole...

Por MARCOS SÁ CORRÊA, Revista Piauí


Désolé, Perrier! O governador David Paterson decretou no mês passado que todas as repartições públicas do estado de Nova York se armem de bebedouros. Ele quer expulsar as garrafas de água, pois elas gastam dinheiro público com um produto industrial que, a rigor, ninguém fabrica. Em maio do ano que vem, ficarão definitivamente proibidas de comprá-las.

É mais um sinal dos tempos. Desde o ano passado, sempre que se ouve num restaurante nova-iorquino a pergunta que virou o prefixo musical de todas as refeições - "com gás ou sem gás?" - o prefeito Michael Bloomberg responde: "Cidade de Nova York." Ou seja, a boa e velha água da bica. Em outras palavras: ciao, San Pellegrino!

Além de prefeito, Bloomberg é oficialmente o homem mais rico de Nova York. Ficou bilionário vendendo notícias frescas ao mercado financeiro. Anda ostensivamente de metrô, mas já foi flagrado pelo New York Times a caminho da estação, discretamente, em carros oficiais. E está muito à frente do presidente Lula em matéria de terceiro mandato, que as regras das eleições para a prefeitura proibiram e agora, numa reforma feita sob medida para Bloomberg, resolveram permitir. Está sempre em campanha - e a da água estava dando sopa. Com ela, retirou do orçamento municipal 6 mil garrafas.

Leia tudo aqui

Nenhum comentário: