terça-feira, julho 04, 2006

100 anos de sigilo

Essa é de matar (literalmente)!

Não bastasse a dificuldade para o acesso à arquivos e documentos importantes e sigilosos da história recente do Brasil, agora o Congresso se prepara para aprovar uma legislação que tornam sigilosos os documentos publicos que envolvam planejamento e execução (vai mesmo ter muita execução) de operações militares e policiais. É o Projeto de Lei nº 4004, que foi agora desengavetado por conta dos recentes fatos ocorridos em São Paulo, quando o PCC pintou e bordou.

O texto vai ser votado a qualquer momento e pode levar a uma crise muito maior, pois se não existe sigilo hoje como Lei, se matou vários inocentes em São Paulo e se maquiou, quanto mais com sigilo.

Agora, adivinhem de quem é o Projeto? Do Moroni Bing Torgan, o xerifão candidato ao Senado pelo Ceará.

Agora leiam uma parte do texto: “São passíveis de classificação como ultra-secretos, dentre outros, dados ou informações referentes à soberania e à integridade territorial nacionais, a planos e operações militares ou de segurança pública, às relações internacionais do País, a projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico de interesse da defesa nacional e a programas econômicos, cujo conhecimento não-autorizado possa acarretar dano excepcionalmente grave à segurança da sociedade e do Estado”. Ou seja, qualquer coisa pode ser classificada como "ultra-secreto". Até execuções sumárias, como as que foram cometidas em São Paulo.

Esse Moroni é quase surreal!!


Nenhum comentário: