quarta-feira, julho 26, 2006

Leiam por favor! Leiam tudo...

Vejam o que um dos mais influentes jornalistas israelenses, Gideon Levy, disse em um artigo:

"Um estado que toma essas medidas já não pode ser diferençado de uma organização terrorista. Quanto mais radicais são as ações israelenses mais monstruosas e estúpidas se tornam. Ao mesmo tempo em que vai perdendo todas as suas desculpas morais mais e mais o governo de Israel demonstra que está perdendo a cabeça. Agora só podemos esperar por trégua neste fim de semana quer seja iniciada pelo Egito ou pelo primeiro ministro Ehud Olmurt , para desalento do canal 2 de Roni Daniel e da Força de Defesa Israelense. Que a trégua esperada conduza a uma mudança radical. Devemos fazer de tudo para libertar Gilad Shalit, o jovem soldado israelense seqüestrado mas o que estamos fazendo em Gaza não tem nada a ver com a sua libertação. Trata-se de um ato planejado de vingança em alta escala, do tipo que IDF e o Shin Bet (Serviço de segurança de Israel), serviço de segurança interna, vinham tentando conduzir já há algum tempo;um ato planejado pela profunda frustração que os chefes militares sentem em relação à própria impotência contra os foguetes Quassams e os ousados ataques de surpresa palestinos. Há uma diferença enorme entre um Exército jogar sua frustração sobre um povo e uma operação legítima e inteligente para libertar o soldado seqüestrado.

Imagino como o mundo urraria se palestinos sequestrassem meio parlamento israelense! Punição coletiva além de ilegítima não tem um pingo de inteligência. Para onde fugirão os habitantes de Beit Hanun? Com típica crueldade os militares dizem que eles não foram expulsos mas recomendados que saíssem para seu próprio benefício. Onde pode levar este gesto desumano? Mais apoio ao governo israelense? Para um aumento na lista de informantes palestinos do Shin Bet (Serviço de segurança de Israel)? Poderão os miseráveis lavradores de Beit Hanun e Beit Lahin fazer alguma coisa em relação aos Quassans? Destruíram o aeroporto para libertar o jovem soldado ou o fizeram só para decorar as manchetes dos jornais?"

Leiam mais: http://www.haaretz.com/hasen/spages/741435.html

É de chocar qualquer cidadão. É a voz dos israelenses que na sua grande maioria não quer essa guerra nem quer que seu povo seja tachado de cruel e desumano.

Nenhum comentário: