quinta-feira, julho 13, 2006

Lições

Meu pai já me dizia: - meu filho, mesmo nos momentos mais dificeis e ruins de nossa vida, podemos e devemos tirar lições e pontos positivos, pois é assim que crescemos e aprendemos. Ele estava coberto de razão. É assim, com os nossos erros, que evoluímos.

Dessa crise em São paulo, que é uma extensão da do Rio de Janeiro, que é também de todo o Brasil, podemos tirar lições e só não aprenderemos e evoluiremos se não quisermos. Aliás, nós queremos, precisamos saber se as autoridades competentes do Brasil querem. Vejam que lições eu tiro:

  • Nossas policias além de despreparadas para combater a criminalidade de hoje, são mal aparelhadas, em baixo numero de contingentes e mal remuneradas.
  • Quanto mais se fala em direitos humanos e fala-se em tratar bem até os criminosos do tipo Dr. Marcola (foto), mais eles (os protegidos) nos atacam e nos matam.
  • Quanto mais se adia a construção de presidios modernos (isso custa dinheiro), mais criminosos perigosos ficam à solta.
  • Quanto mais se adiam votações de Leis para punição mais rigorosa, mais os bandidos sentem a impunidade e a violência aumenta e nos atinge.
  • Quanto mais se adiam debates com toda a sociedade, sobre que medidas tomar, mais os bandidos debatem como nos assaltar e nos matar.
  • Quanto mais se evitam tomar medidas que consigam manter os presos ocupados e que isolem os que não conseguem mais se recuperar, mais eles se ocupam em criar crimes e muitas vezes, de dentro dos próprios presidios.
  • Quanto menos se preocuparem em aceitarem suas culpas (no caso das autoridades), mais os bandidos se sentem menos culpados pelos seus atos.

É muito simples: solução tem, não tem é dinheiro para tal, nem vontade para tal e nem quem faça!

Nenhum comentário: