terça-feira, julho 11, 2006

Descanse em paz Syd Barret


Essa saiu agora no site da BBC:

Morreu dois dias atrás, aos 60 anos em Londres, serenamente e tranquilo, a famosa e lendária figura do rock mundial, Syd Barret. Morreu de complicações provocadas por diabetes. A noticia de sua morte só foi divulgada hoje.

Barret era membro fundador do Pink Floyd e guitarrista, vocalista e principal compositor da banda nos dois primeiros discos. Apesar de sua criatividade e de suas melodias que influenciaram toda uma geração de bandas progressivas, Barret teve de sair do Pink Floyd por problemas causados pelo uso excessivo de drogas pesadas. Esteve várias vezes internado em clinicas para viciados em drogas pesadas.

No final dos anos 60, ele gravou dois álbuns solos, com a ajuda de David Gilmour e Roger Waters na produção, Barrett e The Madcap Laughs.

Depois de anos sem contato com o Pink Floyd, em 1975 Syd Barrett reapareceu no estúdio em que a banda gravava o álbum Wish You Were Here, que já no titulo (Gostaria que Você Estivesse Aqui) fazia uma homenagem a ele. Foi a ultima vez que Barret se encontrou com os membros do Pink Floyd.

Vivia ultimamente recluso com a familia em Londres. Poucas vezes se deixava fotografar e essa foto recente foi tirada por acaso nas ruas de Londres.



Para ler mais sobre a noticia de sua morte:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006

Traduções das letras do primeiro disco solo dele:

http://syd-barrett.lyrics-songs.com/lyrics/80926/

Nenhum comentário: