segunda-feira, julho 31, 2006

O que comi neste fim de semana

Se tem um tomate que eu gosto de comer é o tomate-cajá. Ele é pequeno, comprido, firme e doce. Aqui no Ceará ele é muito abundante. O quilo tá por R$ 0,50. Comprei 5 quilos e fiz a festa neste fim de semana.

Sabado:

Receita super simples e rápida. Para quem acorda depois de uma sexta-feira regada à whisky como eu:

Penne com atum, cenoura e tomate

1 pct de penne (pode ser qualquer massa)
2 lts de atum
1 e 1/2 Kg de tomate-cajá
2 cenouras grandes raladas
alecrim e manjericão frescos
1 maço de cebolinha
1 cebola
4 dentes de alho
1 copo de requeijão
100 gm de queijo ralado (usei queijo coalho)
Sal e pimanta do reino
1 colher de café de açucar
azeite

Cozinhe a massa, lave, escorra e reserve.
Frite em azeite a cebola picada, a cenoura ralada e o alho. Acrescente os tomates picados, o sal, a pimenta, o açucar e um pouco de agua e deixe cozinhar. Prove e corrija o sal se necessário. Quando os tomates estiverem desmanchando adicione o atum e deixe refogar mais um pouco. Adicione o copo de requeijão com o fogo desligado e o queijo ralado. Por ultimo acrescente as ervas e jogue por cima da massa.

É estupendo!!


Essa receita tirei de um programa de culinária que assisti na tv à cabo. Fácil e bem refrescante:

Salada de tomate à mediterranea

2 Kgs de tomate-cajá picadinho
1 pimentão vermelho cortado em fatias finas
1 pimentão verde cortado em fatias finas
2 berinjelas assadas
1 cebola picadinha
1 vidro de alcaparras escorridas
200 ml de azeite de qualidade
1 colher de sopa de mostarda (opcional)
suco de 1 limão
1 maço de salsinha
1 maço de coentro
Folhas de manjericão frescas (use bastante)
sal e pimenta do reino (ponha pouco sal, pois as alcaparras já tem sal)

Fatie no comprido as berinjelas. Asse as fatias de berinjelas em uma assadeira untada com azeite no forno médio pré-aquecido. Quando estiverem bem assadas tire do forno e deixe esfriar, depois leve geladeira para ficar geladas.
Ponha em um recipiente fundo todos os ingredientes e misture bem. Tampe com um filme plástico e leve à geladeira até a hora de usar. Dura até 5 dias se bem conservado.

Sirva em fatias de pão torrado, em salada de folhas verdes, em cima de frios e à sua criatividade.

Dica: tempere o azeite por pelo menos 3 dias com alho assado, pimenta do reino, folhas de louro e ervas frescas. Fica divino. Use este azeite na receita.
Dica 2: Tempere o azeite por pelo menos 3 dias com gengibre fresco ralado e duas colheres de molho de soja. Fica muito bom. Use também se quise nessa receita, dá um toque oriental á receita mediterranea.



Domingo:

Essa receita fiz pela primeira vez. É de minha autoria:

Panqueca de cenoura recheada com carne na cerveja ao molho de tomate cozido

Para a massa da panqueca usei:

2 copos de farinha de trigo
2 copos de leite
2 ovos
sal
1 pitada de açucar
1 cenoura grande ralada
alecrim fresco

Para o recheio usei:

1/2 Kg de carne moída de 1ª
1 Kg de tomate-cajá
1 cebola picada
2 cenouras raladas
3 dentes de alho
1 colher de café de vinagre de maçã (pode usar outro)
coentro e cebolinha à gosto
2 folhas de louro
1 lt de cerveja
sal e pimenta do reino

Para o molho usei:

1 Kg de tomate
azeite
manjericão
sal

Fiz a massa batendo todos os ingredientes no liquidificador. Asse as massas bem fininhas e reserve.

Refogue o alho, a cebola, a cenoura, o louro. Depois acrescente os tomates e deixe regogar mais um pouco. Adicione a carne e deixe encorporar aos temperos. Adicione a cerveja, o vinagre o sal e a pimenta e refogue. Deize cozinhar. Por ultimo jogue na panela o cheiro-verde. côe a carne e guarde o molho.

Para o molho é só refogar em azeite os tomates e o sal por 2 minutos apenas. Acrescente o manjericão no final.

Recheie as panquecas e monte o prato. Jogue em cima das panquecas um pouco do molho da carne e os tomates cozidos.

Fica lindo e maravilhoso!! Sensacional!!




Um comentário:

Anônimo disse...

Mensagem aos Políticos,

Senhores Políticos, Se defendam...

Esse desgoverno Lulla veio destruir toda a classe política, além de anarquizar o povo Brasileiro, com o que foi descortinado nos últimos três anos pela sua incompetência, por sua conivência, pelo apoio dado à estruturação dos saques aos cofres públicos, da libertinagem, da implantação da anarquia ética, da inadimplência com a Varig, da dispensa de licitação em obras públicas, de ser o Chamichunga chefe, das promessas não cumpridas, da proteção aos corruptos companheiros, de não ter explicado ao povo toda corrupção de sua chefia, do apoio aos bandos, grupos e quadrilhas; MST, PCC, MLST, FARC, de transformar o Brasil em hotel de terroristas...Como vimos, a sua sede e ganância de assaltar os cofres públicos e se manter no poder, lhe custou a implosão moral dos PeTistas, desmoralizados pela corrupção, cuecagem e a sanguessugagem, o mesmo aconteceu com os outros partidos PTB, PMDB, PL, PP...,Que lhes dão sustentação corruptiva, propineira e apoio nas votações através da comissão, propina e mensalão em que lhe custará também à derrota nas próximas eleições de 2006. Essa é uma realidade e por trás de todas essas maracutaias, fica bem explicito uma tentativa de enganar o povo, fazendo com que o povo ache que os políticos não prestam, ao fortalecer a descrença nos políticos; Vereadores, Prefeitos, Deputados Estaduais e Federias, Governadores e Senadores, achava que com a classe política desmoralizada, facilitaria a implantação de sua ditadura civil. Estava redondamente enganado por mera falta de conhecimentos científicos (não freqüentou escolas) e até mesmo do empírico, em achar que o povo seria enganado por ele mais uma vez ( a 1ª vez foi o golpe eleitoral de 2002 - enganou e elegeu-se)..., Caro político faça uma auto análise, assim perceberá que você é uma vítima desse Corruptor, Propineiro, Cuequeiro, Terrorista-via Maranhão e Chamichunga Chefe, sr. Lulla da Silva. Veja que é hora de detonar com a farsa desse maior corruptor (utilizou o dinheiro público) da história Brasileira. Sugiro que não o apóie e peça aos seus eleitores que votem em qualquer outro candidato.
A minha mensagem baseia-se nos seguintes exemplos: Se há corrupto é porque há corruptor, Se há Deputados sanguessugas é porque há o Hospedeiro Lulla bombeia/alimenta o sanguessuga com o desvio do dinheiro público...É a mesma coisa que o ladrão e o receptador...

Só porque sou Brasileiro
Prof. Carlos Pinheiro.

*Grato pelo espaço.