quarta-feira, julho 12, 2006

Melhor qualidade de vida do planeta


Sabem qual país tem o melhor Indice de Qualidade de Vida (IQV) no mundo? A Noruega? A Dinamarca? Não. As Ilhas Vanuatu. Isso mesmo! E sabem porque? Eu conto:

As Ilhas Vanuatu são um conjunto de ilhas no Pacifico, com 209 mil habitantes e uma economia baseada em agricultura de pequena escala e turismo. Paisagens lindissimas, povo alegre e uma alimentação de qualidade nutricional.

As primeiras colocações que costumavam ser dos países escandinavos ficam agora, nas mãos de latino-americanos e caribenhos como a Colômbia, em segundo lugar, seguida por Costa Rica, Dominica, Panamá, Cuba, Honduras e Guatemala e El Salvador. Em 10º e 11º lugar estão as pequenas ilhas caribenhas de Santa Lúcia e São Vicente e Granadinas.

O Brasil ficou em 63º lugar.

A ONU estabeleceu os seguintes critérios para divulgar a lista de 178 países: a longevidade, alegria de viver e a quantidade de recursos naturais consumidos pela população.

Surpreendentemente, os países mais ricos e com alto Indice de Desenvolvimento Humano (IDH), ficaram com as ultimas colocações neste Indice. Exemplo: A Noruega, primeira colocada no ranking de desenvolvimento humano da ONU emplacou um amargo 115º nesta lista.

Moral da estória: desenvolvimento humano não gera qualidade de vida!

Para conhecer este paraíso na Terra:

http://www.vanuatutourism.com/

Nenhum comentário: