segunda-feira, julho 24, 2006

O que comi neste fim de semana


Neste final de semana fui ao Pão de Açucar e continuava em promoção os vários cortes de suínos por R$ 3,99. Tinham também uns defumados de promoção, inclusive a linguiça calabresa da marca Rezende. Excelente essa linguiça, muito boa mesmo (muita carne e pouquissima gordura).

Vejam então o que fiz:

Sabado

Pernil de porco na laranja

1 kg de pernil de porco
5 laranjas maduras e doces
5 dentes de alho
alecrim fresco à gosto
2 colheres de sopa de molho de soja
1 calice de licor de laranja (se não tiver pode usar qualquer licor)
sal e pimenta do reino à gosto
cebolinha fatiada

Tempere o porco com o alecrim, o sal, a pimenta do reino, o molho de soja e o suco de 4 laranjas. Deixe marinar por pelo menos umas 5 horas.
Em uma frigideira grande asse em azeite, oleo ou manteiga o pernil de uma vez só. Vá adicionando aos poucos o suco da marinada na frigideira para ir soltando a crosta que fica ao assar a carne (não ponha tudo). Quando estiver assada ao ponto desejado, retire o pernil e reserve.
Na frigideira deve ter ficado uma crosta do assado que você fez. Ponha-a no fogo novamente ponha o restante da marinada na frigideira e com uma espatula vá esfregando até soltar toda acrosta e vá mexendo e incorporando ao molho. Prove o sal e corrija se necessário. Por ultimo pegue a laranja que sobrou e a descasque com cuidado e tire todos os gomos que você puder e acrescente na frigideira por 1 minuto. Por ultimo jogue o calice de licor na frigideira, dê uma mexida rápida e jogue um punhado de cebolinha verde fresca fatiada fininha para dar um toque oriental..
Sirva por cima do pernil e faça uma maionese de batatas para acompanhar.

Sensacional e refrescante!!


Domingo

Domingo é dia de polenta e linguiça. Foi o que eu fiz. Essa receita eu já tinha feito várias vezes e resolvi fazer hoje novamente. Essa receita é tipicamente mediterranea, tem todos os sabores de lá. É excelente:


Polenta da Calábria

500 gr. de linguiça calabresa
1 pct. de farinha de milho
1 kg tomates maduros
3 dentes de alho amassados
1 cebola ralada
100 gr de azeitonas pretas
1 taça de vinho tinto
folhas frescas de manjericão
azeite à gosto
sal e pimenta do reino à gosto

Pegue as linguiças e retite a pele delas. Fatie as linguiças e ponha em um liquidificador e dê duas passadas na função PULSAR só para esfarelar em pedaços médios as linguiças.
Em uma panela aqueça o azeite e deixe fritar a cebola ralada e os alhos amassados. Depois ponha os tomates (de preferencia sem cascas), o sal e a pimenta do reino e deixe cozinhar até virar um molho incorpado. Ponha as azeitonas e o vinho e deixe cozinhar por mais uns 3 minutos. Quando o molho tiver pronto ponha as folhas de manjericão.
Agora faça a polenta (de preferência com a textura de um creme) seguindo uma receita tradicional de polenta: agua fervente, farinha de milho e sal (se quiser pode adicionar uma colher de sopa de creme de leite só pra dar um toque). Se quiser dar mais um toque, adicione alcaparras que fica uma delicia!
Sirva pondo a polenta no prato e as linguiças com molho por cima. Acrescente um fio generoso de azeite por cima.

Incrivelmente sensacional!!

Nenhum comentário: