segunda-feira, setembro 11, 2006

5 anos do dia que mudou o mundo




Há exatos 5 anos estava em visita comercial à uma grande industria metalmecanica localizada em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. Assistimos todos os presentes perplexos aos acontecimentos que hoje conhecemos por 11 de Setembro.

Não vou mentir, foi chocante e inacreditável ver aqueles aviões se chocando, de forma só vista no cinema, naqueles prédios enormes e tentar sentir o que todos os que estavam à bordo sentiram.

Hoje o mundo é outro. Tudo mudou. Até os americanos, doentes que eles eram por liberdade e pelo direito que tinha de ir e vir e da privacidade, preferiram abrir mão disso tudo em nome de uma "pseudo segurança interna". Nós sabemos que essa segurança é apenas paliativa. Não esxiste segurança nem na casa da gente.

Não obstante terem sido escritos documentários, artigos, livros e principalmente um sem fim de teorias conspiratórias diversas, a versão mais aceita para os atentados é o que todos nós sabemos: Bin Laden e seus comparsas foram os responsáveis e pronto.

Ivan Santana, autor brasileiro de Plano de Ataque, talvez seja o brasileiro que mais sabe sobre os atentados. Ele sabe mais porque pesquisou exaustivamente, durante três anos lá nos EUA, os ataques desde muito antes do ocorrido.

Ivan Santana, que ontem deu entrevistas em vários programas brasileiros, sobre os atentados disse pra quem quis ouvir: Foram o Bin Laden e a Al-Qaeda os responsáveis por tudo. Não existe a menor chance de ter havido uma conspiração do próprio governo americano ou de quem quer que tenha sido inserido em qualquer teoria outra. Ele prova através de milhares de documentos que ele teve acesso e dezenas de pessoas (autoridades ou não) que ele entrevistou, inclusive bombeiros e sobreviventes.

E disse mais ainda: eles precisaram de muita sorte, já que eram um grupo pouco unido, só se viram uma unica vez antes dos atentados, muitas coisas que eram pra dar errado entre eles deram certo por sorte ou por incompatência ou omissão das autoridades dos EUA (FBI, CIA e Policia).

Ivan Santana disse que a verdade é a que conhecemos pelos simples fato: Foi o atentado terrorista mais documentado (antes, durante e depois) de toda a história da humanidade!!!
Morreram mais de 3.000 pessoas americanas e de outras nacionalidades. Mas o que morreu mesmo foi a inocência de pessoas (americanas) que se consideravam distantes demais de atentados e dos problemas decorrentes de atos terroristas.

Mas existe na Internet hoje um sem numero de sites e blogs relacionados e comtodo o tipo de loucura e teoria sobre esse que foi e provavelmente será o atentado mais visto pelo mundo todo. Vejam alguns interessantes:

http://www.watchingtheworldchange.com/
- A história do 11 de setembro através de imagens

http://resistir.info/links/links_11set.html
- Vários links sobre o 11 de Setembro

http://www.klepsidra.net/klepsidra10/terrorismo.html
- Cronologia dos fatos (em português)

http://images.google.com/imgres?imgurl=http://www.solcomhouse.com/
- Link muito bom com fotos e informações

Nenhum comentário: