terça-feira, setembro 26, 2006

Eleitores sabem tudo, mas parece que vão perdoar Lula


A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira fortalece o cenário mais otimista para areeleição de Lula já neste domingo, e derruba vários mitos sobre a desinformação do eleitor em relação aos programas eleitorais e ao escândalo do dossiê.

A pesquisa mostra que Alckmin subiu tirando votos de Heloisa Helena (não de Lula) e que Lula se manteve praticamente estável, com mais de 51% das intenções de voto – o equivalente a 59% dos votos válidos.

A oposição apostava que o escândalo do dossiê tiraria mais votos de Lula à medida em que o assunto fosse mantido nos noticiários.

A pesquisa, mostra um eleitor razoavelmente bem informado sobre o assunto, mas convicto de seu voto.

Quase 60% dos eleitores estão acompanhando ou ouviram falar do escândalo do dossiê, mas só 3,2% disseram que pretendem mudar o voto que dariam a Lula. 27,7% dizem que vão continuar votando no presidente e 22,8% disseram que já não iam votar na reeleição do candidato do PT.
Uma parcela pequena dos eleitores (10%) acredita que a responsabilidade pela compra do dossiê é do presidente Lula. Outros 26% acreditam que a culpa é de assessores de Lula, e 13% acham que é do PT.

Os programas de TV ou rádio foram assistidos por 61% dos eleitores, e outros 22,5% ouviram falar.

Aumentaram também tanto a rejeição como a consolidação do voto em Lula entre a pesquisa de agosto e esta. Mas o presidente ainda é o candidato com menor rejeição – 27%, contra 41% de Alckmin e 50% de Heloisa Helena.

Agora leiam essa reportagem especial sobre a primeira eleição de Lula para Presidente. É bem interessante: Folha Especial Lula Presidente - 2002

Fonte: Blog da Eleição

Nenhum comentário: