quinta-feira, setembro 28, 2006

Mas afinal, qual o melhor serviço de webmail?

O Yahoo! promete agora para outubro liberar para mundo seu novo serviço de e-mail. É uma clara tentativa (embora eu ache pouco) de tomar espaço do Google, cujo serviço Gmail conquistou a internet, e barrar o avanço da Microsoft, que já está operando, ainda em teste, a nova versão do Hotmail, batizada de Windows Live Mail.

Mas qual desses e-mails é o melhor?

Os três serviços são do tipo webmail, ou seja, rodam direto no navegador, sem a necessidade de um programa especifico (gerenciador de e-mail).

Até o lançamento do Gmail, a maioria das pessoas não usava webmail – preferia optar por programas de correio eletrônico, como o Outlook Express e geralmente contratavam contas de e-mail, de empresas provedoras de acesso à internet. Isso acontecia principalmente porque os webmails eram lentos e tinham capacidade abaixo de 10 megabytes, o que fazi com que usuários tivessem que limpar constantemente suas caixas de mensagem por ficarem cheias.

O Gmail mudou isso – já chegou dando 100 vezes mais espaço para as mensagens – 1 GB (hoje são 2,7 gigabytes) – e trouxe uma interface gráfica baseada na tecnologia AJAX (Asyncronous JavaScript and XML) , muito mais veloz.

Com os webmails antigos, a cada vez que você dava um comando, como apagar uma mensagem, o seu navegador precisava recarregar a página toda – o que, mesmo com uma conexão de banda larga, é demorado.

Os novos webmails do Yahoo! e da Microsoft imitam, em tudo, o Gmail: ampliaram sua capacidade e também usam AJAX.

Eu só uso o Gmail há muito tempo e tão cedo não quero outro serviço de webmail. Aliás, eu uso o Thunderbird como gerenciador de e-mail, configurado para acessar a minha conta do Gmail! É fácil e prático.

Para saber mais sobre AJAX (Asyncronous JavaScript and XML) é só acessar:

- http://www.devmedia.com.br/webmobile/Resumo_edi_atual.asp
- http://br.news.yahoo.com/060925/25/1951x.html
- http://pt.wikipedia.org/wiki/AJAX_(Web)

Fonte: Yahoo Noticias

Nenhum comentário: