quinta-feira, setembro 14, 2006

Estarrecedor!! Pra que tanto gasto com armas?


Esta semana (mais precisamente dia 10/09), li no jornal O Povo, de Fortaleza-Ce, no caderno Mundo, um artigo chamado O PORTENTOSO PODER MILITAR E AS QUESTÕES SOCIAIS NOS EUA, de autoria de Manuel Cambeses Junior que me deixou perplexo e ao mesmo tempo certo de que realmente não existe limites para a estupidez humana.

Manuel Cambeses Junior é Coronel-aviador da Reserva da Força Aerea e membro do Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra e portanto, sabe do que está falando.

O texto fala do orçamento bilionário que os EUA destinou em 2006 para gastos militares, algo em torno de 439,9 bilhões de dolares. E vejam que loucura: apenas 15 nações no mundo tem um PIB superior ao este valor. Noruega, Russia, Suíça e Bélgica não tem um PIB desse e todos eles (exceto a Russia) são de primeirissimo mundo.

Os gatos bélicos do EUA representam 40% do gasto bélico mundial. E o seu poder bélico é duas vezes e meia o poder bélico de seus maiores adversários: Coréia do Norte, China, Russia, Irã e etc...

Mas mesmo sabendo que não tem pra ninguem, os EUA seguem gastando mais e mais dinheiro para desenvolver novas tecnologias e armas espaciais poderosas.

Aí vem os absurdos e as incoerências desses gastos:

1- Se eles tem duas vezes e meia o poder de qualquer país, pra que gastar tanto dinheiro para desenvolver mais tecnologia e armas? Exemplo: Os EUA tem cerca de 1.000 caças F-15 (os mais modernos do mundo) e agora vão gastar bilhões para desenvolver os novos caças F-22. Pra que se os F-15 são os mais modernos e ninguem vai superar tão cedo?

2- Se o principal foco de preocupação em termos de segurança nos EUA são o terrorismo, pra que gastar bilhões em novos caças e outras armas inclusive espaciais, se elas não vão servir em nada no combate ao terrorismo?

3- Tanto dinheiro gasto em armas e eles não foram capazes de gastar o necessário para salvar e recuperar as vidas perdidas e os prejuízos causados pelo Katrina em New Orleans.

4- Esses gastos que só aumentam, poderão causar em pouco tempo, por exemplo redução de bilhões de dolares (já causou redução de 40 bilhões e deve reduzir mais 65 bilhões) em gastos socias no país.

Aí vem a grande questão: segundo o texto, que inclusive usa como fonte o jornal inglês The Economist, à médio prazo isso irá acarretar um clima de insatisfação generalizada e sérios prejuízos às camadas menos favorecidas dos EUA causando uma instabilidade que irá afetar o mundo todo, principalmente economias altamente frageis e dependentes deles, como a nossa.

Leia a matéria completa: O PORTENTOSO PODER MILITAR E AS QUESTÕES SOCIAIS NOS EUA

O que é ruim para os EUA, acaba sendo ruim pra gente. Infelizmente, é assim que funciona.

Nenhum comentário: