segunda-feira, setembro 11, 2006

O que comi neste fim de semana

Neste fim de semana, como estava com o meu casamento aniversariando (23 anos) resolvi fazer umas receitas diferentes e à altura do acontecimento.

Sabado:

Lombo de porco com hortelã e alecrim assado com batatas, cebolas e alho ao vinho

2 pedaços de 700 gr cada de lombinho de porco
1 kg de batatas
2 cebolas roxas grandes
2 maços de hortelã
Suco de 3 limões
1 maço de alecrim
10 dentes de alho
250 ml de vinho tinto
sal grosso
pimenta do reino

Muito fácil de fazer:

Em um refratário grande ponha os lombos no centro. Esprema os limões por cima da carne. Esfregue pimenta do reino moída na hora e sal grosso também na carne. Pique bem os maços de hortelã e alecrim e passe pelos lombos. Faça também uma cama por baixo dos lombos com as ervas.
Corte as batatas e as cebolas em pedaços médios e ponha ao redor dos lombos. Jogue os dentes de alho com cascas e tudo em cima das batatas e cebolas.
Polvilhe sal grosso em cima das batatas. Por ultimo jogue o vinho por cima e leve ao forno até que as batatas fiquem macias. Quando estiver quase bom jogue mais um pouco de sal grosso por cima dos lombos e das batatas.

Eu servi com fatias de pão torrado. Vá comendo o lombo com as batatas e cebolas e molhando o pão no suco de vinho com limão e ervas que fica no refratário.

S E N S A C I O N A L !!!! É tudo de bom meus amigos. Acreditem Fácil e bom!!!


Domingo

Receita alemã de bolo de carne que é servida tradicionalmente frio e de de um dia para o outro. Só que também dá pra servir na hora quentinho. Foi o que eu fiz. Mas de um dia para o outro (já fiz várias vezes) é bem melhor o sabor. Apura mais o sabor de ervas e a textura do bolo fica melhor também.


Bolo de carne com ervas com creme de pimenta e parmesão

1 Kg de carne moída
pimentas do reino e rosa ( No São Luiz tem a pimenta rosa)
5 pães (de hamburger) amanhecidos
4 dentes de alho fatiados
2 cebolas roxas picadas finas
250 ml de vinho
1 copo americano de leite
2 maços de hortelã
1 maço de cebolinha
1 maço de salsinha
1 maço de coentro
sal
100 gr de queijo parmesão ralado
2 pacotes pequenos de creme de leite
1 receita de molho branco com aproximadamente 400 ml de leite e farinha de trigo (receita básica)


Fácil de fazer:

Ponha em uma bacia o leite e o vinho para amolecer os pães. Pique bem todas as ervas com os talos. Pique bem as cebolas e os alhos. Ponha a carne moída na bacia e misture (com as mãos) tudo muito bem. Ponha sal e prove.
Em um refratário grande ponha a carne e monte no centro o bolo com o formato que você quiser. Eu fiz ele redondo e alto. É importante que você deixe o espaço dos lados para pôr o creme de pimenta. Regue o azeite e leve para assra em forno médio.
Enquanto isso faça o creme com a receita de molho branco, depopis adicione os cremes de leite e mexa bem. Pegue um pilão e vá moer as pimentas em grãos de forma grosseira e deixando pedaços grandes dos grãos. Ponha os grãos (ponha bastante) e depois por ultimo adicione ao creme o queijo ralado.
Quando o bolo já estiver quase assado e ainda tiver um liquido ao lado dele (são os sucos do bolo de carne) vá adionando aos lados o creme com suidado e leve ao forno novamente para gratinar.

Servi com batatas rosti. Peguei 1 kg de batatas e ralei. Juntei presunto e muzzarella fatiados finos, sal e pimenta do reino e um pouco do molho branco da receita anterior.
Em uma frigideira quente pus bastante manteiga e fui acondicionando as batatas até formar uma especie de panquecas de batatas. Tampei a frigideira e deixei assar a batata rosti em fogo médio até que elas ficassem completamente macias. D I V I N O!!!

Maravilhoso. Impressionante como ficou bom!!

Nenhum comentário: