terça-feira, setembro 19, 2006

Por que votar em tal candidato?

Muito oportuno o texto que li de Rogério Wassermann:

"Em época de campanha eleitoral, as pesquisas de intenção de voto apanham mais que candidato. Os adeptos das teorias conspiratórias adoram pensar que elas são manipuladas de acordo com interesses escusos e secretos.

Muitos se perguntam como é possível candidato X estar na frente se em seu círculo de amizades todos são eleitores de Y, ou por que Z aparece com 0% numa pesquisa apesar de conhecerem inúmeros "zesistas".

Em conversa com a BBC, o diretor do instituto Datafolha, Mauro Paulino, comentou que vem sendo constantemente questionado sobre a folgada liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas.

A última pesquisa do instituto, que mostra o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) liderando por 52% a 25% na faixa de eleitores com renda acima de dez salários mínimos, pode ajudar a explicar o porquê desses questionamentos. Para alguém nesse grupo, é inconcebível pensar que Lula lidera, já que entre seus pares a maioria absoluta está contra o presidente."

Para saber a razão do voto de algumas fatias de nossa sociedade, leia a a reportagem especial As Razões do Eleitor Brasileiro.

Fonte: Blog da Eleição

Nenhum comentário: