terça-feira, setembro 09, 2008

Argentina - os vinhos


Não sou profundo conhecedor de vinhos, mas sei distinguir um vinho bom de um ruim. Sei também quando o vinho é excelente, por isso na Argentina bebe-se vinhos maravilhosos, alguns nem vão para o Brasil, outros vão e os melhores (assim como de praxe), custam caro. Como é o caso do Luigi Bosca Reserva (foto abaixo), que na Argentina custa em torno de 60 pesos (em supermercados você compra por até 45 pesos). No Brasil ele não sai por menos de R$ 132,00 (cento e trinta e dois Reais).

È altamente comum o consumo de vinhos nas refeições na Argentina. O garçon já chega com a carta de vinhos e pergunta logo se você quer água com ou sem gás, para acompanhar. Os vinhos por lá são baratos e muito bons. É claro que existem os vinhos ruins, mas via de reagra, os bons restaurantes não os servem.








Meu irmão, Mendes Junior, esteve ano passado na Argentina e em vez de Bariloche, ele preferiu alugar um carro e ir até Mendoza visitar as vinícolas argentinas e ficou maravilhado com a beleza do lugar e a qualidade dos vinhos de lá. Ele aprecia mais do que eu. Adorou o passeio.










Confesso que não fui com nenhum nome de vinho guardado na manga para pedir por lá e felizmente acertei na grande maioria. Tomei talvez uns 2 vinhos que não gostei. Mas acho que dependeu também da uva.



A uva preferida dos argentinos é a Malbec, mas dá pra tomar um Cabernet de muita qualidade. Só não gostei dos vinhos argentinos feitos com a Pinot Noir.











Os vinhos da Patagônia também são muito bons e apreciados por argentinos e turistas. Tomei alguns em Bariloche e adorei.
Pedi um vinho em um restaurante em Cerro Catedral, em Bariloche, chamado Don David, que mereceu a visita especial do proprietário do restaurante, me parabenizando pela escolha. Ele o considerava o melhor vinho da casa (não o mais caro, pois existiam bem mais caros). O vinho custou 90 pesos e valeu a pena cada gota. Era realmente maravilhoso!



(O melhor vinho que tomei na Argentina. Tomei 4 garrafas dessa peróla)





Na duvida, peça uma dica ao garçons, provavelmente ele não indicará um vinho muito caro e ruim. Eu acertei a grande maioria das pelo menos 26 garrafas que consumi, pela uva, pela região e pelo preço. Não compensa pedir vinhos abaixo de 30 pesos (o que dá em R$ 18,00 em média). Peça vinhos pelo menos de 40 pesos pra cima. Não dá pra errar muito. Prefira as uvas que eles gostam, são muito boas. Isso se você for como eu, apenas um apreciador em busca de prazer sem muito conhecimento em termos de vinho.
No mais é desejar a todos SAÚDE!!

















Um comentário:

Roberta em blog disse...

Gostaria de deixar um comentário sobre a minha viagem inesquecível em Mendoza, o berço do vinho argentino. Eu tive a oportunidade de contratar os serviços da Mendoza Holidays (http://www.mendozaholidays.com) que foram responsáveis de tudo e mostraram-me uma fascinante Mendoza turistica.