sexta-feira, outubro 17, 2008

Hackers querem infectar o seu celular


A chegada ao mercado de celulares cada vez mais poderosos e o aperfeiçoamento das conexões móveis à internet vem criando uma nova preocupação para os especialistas em segurança: que hackers voltem as suas atenções para os smartphones, criando enormes botnets de telefones, como informa um estudo feito por especialistas da Georgia Tech divulgado pelo Telegraph.co.uk.

As "botnets", redes de PCs infectados que executam ações sem o conhecimento do dono, são muito utilizadas para envio de spams e ataques de negação-de-serviço, quando servidores de um site são acessados por milhares de máquinas ao mesmo tempo, tirando-os do ar.

Para os pesquisadores da Georgia Tech, se os celulares forem absorvidos por botnets, novos tipos de esquemas ilícitos podem surgir, como a programação de ligações para linhas pagas, envio de mensagens para concursos por SMS ou compra de ringtones de empresas específicas.

Entre as características dos celulares que teriam apelo entre os hackers estão o fato deles estarem sempre ligados, serem capazes de receber e enviar dados e terem pouca segurança.

Segundo o Telegraph.co.uk, programas antivírus gastariam muita bateria, o que dificulta sua implantação em aparelhos móveis.



Nenhum comentário: