quinta-feira, outubro 09, 2008

Sardinha: uma verdadeira rainha

A sardinha além de ser altamente saudável, é versátil e um verdadeiro quebra-galho culinário. Quebra-galho esse que já tirou muita barriga da miséria entre os brasileiros de baixa renda ou não.
Lá em casa, a sardinha tem seu lugar na dispensa (lata) ou geladeira (fresca ou congelada). Sempre tem um cuscuz, um espaguete rápido ou uma omelete precisando dessa maravilha culinária. Até para agregar valor a um Nissim Miojo, a sardinha é uma rainha!
Minha esposa faz um espaguete, que ela aprendeu com a mãe, que é maravilhoso:


(Foto meramente ilustrativa e retirada do blog Rainhas do lar)


Espaguete de sardinha da Laninha
Porção para 2 pessoas


1 lt de sardinha com molho de tomate
300 gr de espaguete
1 cebola bem picada
2 dentes de alho amassados
150 ml de molho de tomate
1 tomate sem pele cortado em cubos pequenos
Coentro bem picado
sal e pimenta do reino


Ela começa limpando as sardinhas e amassando. Depois mistura com o molho de tomate da sardinha. Depois refoga o alho e a cebola em azeite. Acrescenta a sardinha bem amassada. Depois o molho de tomate, o tomate e por último o coentro.
Pronto, tá feita a refeição!


Mas no site do Terra, tem uma receitas bem interessantes com sardinhas, algumas até meio sofisticadas. Confiram algumas:





Torta de pão com sardinha


Massa

300g de pão de fôrma sem casca

5 colheres (sopa) de manteiga

Recheio

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 cebolas médias picadas

4 tomates médios picados

1 colher (sopa) de extrato de tomate

2 dentes de alho amassados

2 colheres (chá) de alecrim picado

400g de sardinha em conserva na salmoura

sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo: Corte as fatias do pão de fôrma ao meio, formando triângulos. Passe a manteiga em todos os pedaços de pão e coloque-os em uma assadeira com 22cm de diâmetro. Aqueça o azeite em uma panela, junte a cebola e frite, em fogo baixo e mexendo sempre, por 10 minutos, ou até dourar bem. Adicione os tomates, o extrato de tomate, o alho, o alecrim, o sal e a pimenta. Misture, tampe a panela e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 20 minutos. Destampe e cozinhe por mais 10 minutos. Retire do fogo e deixe amornar. Espalhe o molho sobre as fatias de pão, disponha as sardinhas e leve para assar em forno médio, preaquecido






Sardinha assada com brócolis

Ingredientes:

12 sardinhas médias limpas, abertas e sem cabeça

folhas e talos macios de 1/2 maço médio de salsinha

8 colheres (sopa) de óleo

1 maço de brócolis cozido

sal e pimenta-do-reino moída grosseiramente a gosto

Preparo:

Ligue o forno à temperatura média. Tempere as sardinhas com sal e reserve. Bata por 3 minutos no pro¬ces¬sador a salsinha com o óleo e o sal. Espalhe a mistura numa assadeira refratária grande. Disponha as sardinhas por cima e polvilhe a pimenta-do-reino. Leve ao forno por 10 minutos, ou até as sardinhas ficarem macias. Retire do forno. Coloque as sardinhas nos pratos e ao lado disponha os brócolis. Regue com o molho da assadeira e sirva em seguida.

Nenhum comentário: