segunda-feira, dezembro 03, 2007

O transito é feito de pessoas, pelas pessoas e para pessoas

Encontrei por acaso ontem lá em casa uma cartilha de "Direção Defensiva", que baixei do site do Detran-Ce, quando fui renovar minha CNH no começo do ano.

Assistindo aos noticiários do fim de semana (aliás é uma constante aqui no Brasil), em que o numero de mortos em acidentes nas ruas e estradas do Brasil, beiram o insuportável, é que vi como é importante a leitura e análise pessoal de algumas passagens da cartilha.

Tem uma em especial que quero postar agora e que sintetiza tudo o que deve ser o fator humano, nessa verdadeira guerra que travamos no transito:



EDUCANDO COM VALORES

O transito é feito de pessoas, pelas pessoas e para pessoas (automóvel é só um instrumento). E como nas atividades humanas, quatro principios são importantes para o relacionamento e a convivencia humana e social no transito:


1- A dignidade da pessoa humana - O repeito mutuo e o repudio a qualquer discriminação é importantissimo. O ser-humano é mais importante que sua camionete nova ou seu carro esporte.

2- Igualdade dos direitos - Todos os motoristas tem os mesmos direitos que você no transito. É preciso ressaltar que tem pessoas que são mais lentas e menos ageis que outras, e elas tem de ser respeitadas.

3- Participação - Todos os brasileiros tem o dever de participar no debate e criação de normas, Leis e problemas do transito. Não é só reclamar, tem de participar e exigir melhorias nas vias publicas, nas sinalizações e na manutenção das mesmas.

4- Co-responsabilidade pela vida social - Lembre-se que mais que responsável por sua vida, tem a responsabilidade pela vida dos outros.


E nem se fala em dirigir embriagado e drogado!!!!

Nenhum comentário: