quinta-feira, dezembro 06, 2007

Pasmem, o mundo todo gosta de dar e receber propinas

Mais de 10% da população mundial pagaram algum tipo de suborno nos últimos 12 meses, na maioria das vezes para a polícia ou o Judiciário, segundo estudo divulgado na quinta-feira pela entidade Transparência Internacional (TI), que tem sede em Berlim. A pesquisa diz que a situação é pior em Camarões, Camboja, Albânia, onde cerca de três quartos dos entrevistados disseram ter pagado algum suborno no último ano. O Brasil não foi incluído no estudo porque o instituto responsável pela pesquisa não tem representante no país.

O chamado Barômetro da Corrupção Global 2007 ouviu entre junho e setembro 63 mil pessoas em 60 países. A pesquisa mostra também que os partidos políticos - embora não estejam entre as instituições que mais recebem subornos - são apontados como os mais afetados pelo problema: 70% das pessoas no mundo os consideram "corruptos" ou "extremamente corruptos". O estudo apresenta ainda dados sobre sexo idade. As mulheres seriam menos propensas a pagar subornos, assim como os maiores de 65 anos, comparados às pessoas com menos de 30 anos.

A polícia é o maior destino das propinas no mundo todo, exceto no bloco batizado de "UE+", que reúne União Européia, Islândia, Noruega e Suíça, onde o destino mais freqüente das propinas (5% do total) são os serviços médicos.

Fonte: O Globo

Vela a lista dos Países mais corruptos aqui

Nenhum comentário: