A ONU (Organização das Nações Unidas) afirmou nesta terça-feira que o alto número de mortos em Mianmar devido à passagem do ciclone Nargis --que matou ao menos 15 mil, segundo dados divulgados pela TV birmanesa--, foi causado pela falta de um sistema de alarme para retirar a população em caso de emergência.
"Um sistema de alarme antecipado é muito importante, pois um ciclone pode ser previsto com 48 horas de antecedência. Em Mianmar, as autoridades não tinham estabelecido um sistema deste tipo, que salvaria milhares de vidas", disse hoje Brigitte Leoni, porta-voz do escritório das Nações Unidas para a Estratégia Internacional de Redução de Desastres (ISDR).
A porta-voz disse ainda que as autoridades birmanesas tinham em seu poder as informações oferecidas pelos satélites meteorológicos que advertiam sobre a chegada do tufão."Isso significa que, por não ter um sistema de comunicação e de alerta rápido, a população não foi avisada do que ocorreria e, por isso, não deixou a região", disse ela.
Nesta segunda-feira, o governo de Mianmar confirmou que já passa de 15 mil o número de mortos pelo ciclone Ao menos 10 mil pessoas foram mortas somente na cidade de Bogalay.
Fonte: Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário