A Apple precisou admitir que seu iPod não é uma idéia tão original assim. O idealizador do player de música é o britânico Kane Kramer, 52, que solicitou a patente da invenção em 1979 - mas até hoje não ganhou nenhum centavo com o aparelho que revolucionou a música na era digital.
O fato veio à tona graças a uma ação judicial movida pela Burst, que alegava quebra de patente pela Apple. Kane Kramer foi chamado pela própria Apple para testemunhar - para isso, ele apenas foi remunerado em função da "consultoria", segundo o site Vnunet.
O projeto do precursor do iPod, patenteado há quase 30 anos, previa um aparelho que baixasse músicas, vídeos e dados por meio de linha telefônica.
O tocador de música de Kramer, que tinha 23 anos na época, também tinha uma interface muito parecida à do atual iPod, incluindo um controle de navegação similar à característica clickwheel da Apple.
O player, batizado de IXI, deveria tocar apenas três minutos e meio de música, mas o inventor contava com o aprimoramento da tecnologia.
O controle sobre a patente foi perdido em 1988, por falta de dinheiro do inventor para pagar as taxas de manutenção.
Em entrevista ao jornal The Guardian, Kramer disse que não tem um iPod, e acha injusto ter que pagar por um. Segundo o inventor, a Apple deu a ele um player de presente, mas o aparelho estragou depois de alguns meses.
Veja fotos do projeto aqui
Fonte: Tecnologia Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário