quarta-feira, novembro 14, 2007
O segredo da alimentação saudável
E como todos os que acessam o Blog do Adeodato já sabem, eu sou chegado a uma boa culinária. Por isso, quando encontro dicas para uma melhor alimentação, eu pego e gosto de compartilhar com todos.
Comer bem não é comer muito.
Na minha humilde opinião, o segredo de uma boa saúde passa obrigatoriamente pela nossa "educação alimentar". Essa educação é a que te dá satisfação, prazer, sabor e depois uma sensação de realizado (não só fisiologicamente).
Todos sabem também que, muitas de minhas receitas e ingredientes, fogem ao 'padrão saudável', mas não posso deixar de publicar essas dicas abaixo, mesmo que eu não cumpra todas.
Por isso, peguei essa dica no site do Terra:
O Departamento de Doenças Cardiovasculares da Universidade Católica do Chile, em seu manual de prevenção de risco, explica algumas medidas para preparar as refeições diárias de uma maneira saudável:
1. Opte por preparar seus alimentos em uma churrasqueira, no forno, em uma chapa, assados ou fervidos. Caso você precise fritá-los, prefira azeite de origem vegetal.
2. Retire a pele do frango e do peru, bem como a gordura antes de cozinhá-los. Também é sugerido resfriar o caldo das carnes e retirar a capa de gordura que se solidifica. Recomenda-se uma porção de carne de 180 gramas por dia e consumir as carnes vermelhas de 2 a 3 vezes por semana.
3. Utilize só a clara do ovo para preparações como ensopados, omeletes, sobremesas e panquecas.
4. Ao preparar sobremesas com leite, utilize o tipo desnatado ou semi-desnatado.
5. Na hora de temperar as saladas, prefira o azeite de oliva, o azeite de milho, canola ou semente de uva.
6. No caso de consumir alimentos fritos, eles devem ser preparados com azeite vegetal e não reutilizado.
7. Se você preferir usar condimentos nas comidas, prefira a mostarda, o ketchup ou o vinagre, mas não utilize maionese ou molhos preparados com cremes.
8. Substitua o pão ou o arroz branco pelo integral. Da mesma forma, pode-se substituir as massas normais por integrais.
Se por razões de trabalho ou do tipo social você precisar comer freqüentemente em restaurantes, você deve optar pelos seguintes pratos:
9. Carnes de aves, peru ou peixes, sempre preparadas com azeite e sem molhos agregados.
10. Verduras temperadas com vinagre e não com maionese ou molhos.
11. Ao escolher as sobremesas, prefira as frutas, mas sem cremes.
12. Revise as etiquetas das embalagens dos alimentos para conhecer o conteúdo de gordura e colesterol, bem como a data de validade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário