terça-feira, julho 15, 2008

Olho vivo!


Na edição de hoje do Jornal O POVO, todos os candidatos à Prefeitura de Fortaleza, receberam questionários enviados pelo jornal, sobre alguns dos temas mais polêmicos envolvendo o dia-a-dia da cidade de Fortaleza nos últimos meses. São12 perguntas objetivas pedindo que se posicionassem claramente sobre os temas, com possibilidade de comentar os assuntos. A finalidade era revelar o que pensam e prometem os candidatos sobre estes temas.


Nove candidatos responderam aos questionários - as exceções foram Patrícia Saboya (PDT) e Neto Nunes (PSC). Nem todos, porém, responderam objetivamente às questões, preferindo, em alguns casos, limitar-se às respostas subjetivas.


Como em qualquer período eleitoral, eles tentam fazer média com o eleitor. Por exemplo, todos os nove candidatos que responderam ao questionário disseram que concederão reajuste anual acima da inflação.


Mas é possível identificar algumas posições divergentes. Dos nove candidatos que responderam ao questionário, seis se posicionaram objetivamente sobre a política de realização de grandes shows. Quatro disseram que pretendem, ainda que com correção de rumos, continuar a contratar grandes atrações nacionais para apresentações públicas: Luizianne Lins (PT), Luiz Gastão (PPS), José Carlos Vasconcelos (PCB) e Fernandes Filho (PSDC). Dois - Renato Roseno (PSol) e Silvio Frota (PAN) - disseram que não darão continuidade à política.


Outro ponto divergente é o uso da força policial em manifestações e para desocupar espaços públicos. Moroni e Silvio Frota admitiram recorrer à Polícia, enquanto Luizianne, Roseno, José Carlos e Fernandes Filho rejeitaram a alternativa.


Outro ponto de divergência são as Secretarias Executivas Regionais. Dos que responderam objetivamente, apenas Fernandes Filho e Luizianne disseram que pretendem manter a estrutura de divisão administrativa nos moldes atuais. Os demais falam em modificar a forma de atuação, o papel administrativo e até criar outras regionais.

Nenhum comentário: