
A linda cidade de Guaramiranga, localizada a 100 quilômetros de Fortaleza, conta com um dado curioso para as eleições deste ano: é o único município do Ceará com mais eleitores do que habitantes. A cidade possui 4.307 moradores e 4.817 eleitores, uma diferença de 510 pessoas. 
Outros três municípios do Estado chamam também a atenção por possuírem quase o mesmo número de moradores e votantes: Granjeiro, São João do Jaguaribe e Antonina do Norte. 
A disparidade entre habitantes e eleitores foi descoberta após cruzamento de dados feito pelo O POVO entre números disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
A explicação do prefeito de Guaramiranga, Ilton Barrozo, é um suposto erro na contagem populacional de 2007, que não teria contabilizado distritos do município. "Entramos com uma ação na Justiça Federal para que seja refeito o cálculo", disse Ilton, ressaltando que o próprio bairro em que mora foi definido como pertencente à vizinha Mulungu. "Cerca de 1,5 mil pessoas não foram contadas". 
Sei não heim!
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário