segunda-feira, julho 21, 2008

O que comi neste fim de semana - 1


Fim de semana de carnes. Procurei as mais baratas, já que a carne bovina está pela "hora da morte". Fiquei novamente com carne de porco, está barata e ao contrário do que muitos pensam, se for magra, é muito saudável.


Receita minha e muito legal. Todos lá em casa adoraram:



Bistecas de porco com pimenta e cachaça


Umas 6 bistecas grandes (pode escolher umas bem magras, mas você pode usar umas gordas e depois tirar a gordura, já que a gordura dá um sabor especial)

1/2 copo de cachaça de qualidade
mix de ervas (alecrim, tomilho, manjericão, salsinha e coentro) bem picadas
batatas em pequenos palitos
abobora em pequenos palitos
5 cebolas roxas cortadas grosseiramente
2 colheres de sopa de molho de pimenta pouco ardoso (uso um caseiro que minha esposa faz)
limão à gosto


Provavelmente você não terá o mesmo sabor que tivemos ao degustar essa receita, pois usei um molho de pimenta que adoro usar em receitas: o molho de pimenta da Tia Jô, que minha esposa faz, utilizando um molho que ela compra no Adega da Casa, na Lagoa Redonda, e outros que ela faz em casa. Ela mistura um pouco de cada um e deixa o molho com um sabor especial e único. Como ingredientes entram vários tipos de pimenta ardosas e de cheiro, folhas de louro, alho, grãos de pimentas diversas, azeite de qualidade e cachaça de qualidade. Acreditem: fica divino e ela tem vários tipos e de vparias ardências. Tem sempre um molho para cada gosto!


Tempere as bistecas com limão, molho de pimenta, sal e pimenta do reino e deixe descansar por um hora.


Em uma assadeira, arrume as bistecas por baixo. Ponha um fio de azeite em cada uma e passe mais um pouco do molho de pimenta nelas.


Adicione a cachaça e mais umas gotas de limão. Ponha um pouco do mix de ervas.


Por cima das bistecas, ponha os palitos de batata e abobora, as cebolas e as ervas. Polvilhe sal e pimenta do reino e leve apara assar.


As bistecas irão primeiro cozinhar no seu caldo e na cachaça, deixando a carne macia e saindo do osso.


Quando os legumes estiverem quase assando, retire um pouco do caldo que vai estar na assadeira e ponha em um recipiente. Vá regando aos poucos os palitos de legumes até ficarem macios.


Pronto, sirva com uma farofa de ovos e tá de bom tamanho.



É maravilhoso mesmo!!!

Nenhum comentário: