(Foto meramente ilustrativa)
Domingo foi dia de comer fora, no caso na despedida de minha sobrinha Gabi, que voltou para estudar em São Paulo.
O menu ficou por conta de alcatras e fraldinhas maturadas ao forno com farofa de ovos da Ione (inigualável) e um baião de dois sensacional. Sou suspeito pra falar da comida da Ione, já que sou um de seus maiores fãs.
Ela tempera as alcatras e as fraldinhas e não conta nada a ninguem como o faz. Depois põe pra assar no forno. Por fim fatia e serve. Amigos, é absolutamente sensacional.
O detalhe principal é o sabor que a carne maturada proporciona. Tanto a alcatra como a fraldinha, tem um sabor único e característico. O processo de maturação é que confere este sabor a mais e a textura macia. Realmente vale a pena pagar um pouco mais e comprar (pra uma ocasião especial) uma carne maturada.
A maturação é o amaciamento (tenderização) da carne que ocorre após o rigor mortis, durante a estocagem refrigerada. Outra definição é que, carne maturada é aquela resultante do processo que consiste em manter a carne refrigerada sob temperatura próximas de 0oC por um período suficiente para torná-la não apenas amaciada, como também melhorar outras qualidades organolépticas inerentes, como por exemplo, o sabor (Kubota et al., 1993; Lawrie, 1985; Puga et al., 1999).
Saiba mais sobre o processo de maturação da carne:
- http://www.rehagro.com.br/siterehagro/publicacao.do?cdnoticia=525
- http://www.aptaregional.sp.gov.br/artigo.php?id_artigo=196
Nenhum comentário:
Postar um comentário