sexta-feira, julho 25, 2008

Eu acho é bom!


Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) invadiram, na manhã desta sexta-feira, em Eldorado dos Carajás, no Pará, a fazenda Maria Bonita, que pertence à Agropecuária Santa Bárbara, do Grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas.

Banqueiro Daniel Dantas ao ser solto pela PFSegundo o coordenador estadual do MST, Charles Trocate, a invasão foi um "protesto contra a corrupção do grupo desse banqueiro na região".
Em nova divulgada à imprensa, o MST alega que a área teria sido comprada ilegalmente em 2005 pela empresa Agropecuária Santa Bárbara Xinguara por ser pública e, nesta condição, não poder ser vendida.


Ulisses Manaças, do MST do Pará, diz que espera que “toda a sociedade se mobilize para que o Judiciário dê o destino correto a este bando, destinando todos os 500 mil hectares de terras para a Reforma Agrária". Manaças alega que, desta maneria, poderão ser assentadas todas as famílias acampadas nesta região.


A Polícia Militar foi chamada por um gerente da fazenda, mas informou que só por intermédio de ação de reintegração de posse poderá retirar os invasores. Com foices e enxadas, os invasores começaram a armar barracas dentro da fazenda e avisaram que pretendem permanecer no local. A Agropecuária Santa Bárbara deve ingressar até o final da tarde com pedido de reintegração de posse na Vara Agrária de Marabá.


Nesta semana, por ordem da governadora Ana Júlia Carepa (PT), o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) iniciou um levantamento para identificar o real montante de terras adquiridas no Estado pelo grupo Opportunity. O objetivo é verificar a suspeita de que as terras seriam públicas.




Nenhum comentário: