segunda-feira, junho 23, 2008

Como vão mesmo nossas escolas, heim?


O retrato de nossa Educação Básica do País, foi mostrado com os números mais recentes e divulgados, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ficou uma constatação: ainda não foi a vez do ensino fundamental.

Pelo Brasil,inteiro, a 8ª série, em quase 40% das escolas não conseguiu atingir a meta estabelecida em 2006 pelo Ministério da Educação e um quarto dos municípios pioraram a sua situação quando se compara o Ideb de 2007 e 2005. Entre os 100 que estão em pior situação este ano, 58 caíram em relação ao primeiro Ideb.

Os números divulgados pelo MEC mostram que o avanço ainda se concentra nas séries iniciais. É na 4ª série que os resultados dos municípios e das escolas são melhores. Hoje, há 739 escolas brasileiras dessa série com Ideb 6 - considerado um nível compatível com escolas de países desenvolvidos -, mais do que com Ideb ruim. São apenas 542 com Ideb abaixo de 2. Na 8ª, a situação é inversa: apenas 43 escolas - a maioria delas da rede federal de ensino - têm média 6 ou superior. Na ponta de baixo da tabela, com Idebs abaixo de 2, concentram-se 1.042 - ou 7,3% de todas as que participaram do Ideb de 2007.


Confiram:

Todos os números

Desempenho dos Estados


Fonte: Estadão

Nenhum comentário: